Mostrando postagens com marcador reciclagem. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador reciclagem. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 24 de abril de 2015

LIXO REAPROVEITADO PARA CONSTRUIR INSTRUMENTOS MUSICAIS

Como a música pode transformar pessoas e comunidades? Como pode abrigar corações que, antes desolados, agora constroem poesia e harmonia?

"Landfill (Aterro) Harmonic" é um documentário sobre uma orquestra do Paraguai, onde os jovens músicos tocam instrumentros criados a partir de lixo.

Cateura, no Paraguai, é uma pequena cidade quase construída dentro do aterro com um alto nível de pobreza e delinquência juvenil.

O diretor da orquestra, Szaran e o professor de música Fabio, planejaram um programa de educação musical para os meninos de Cateura, chegando a ter mais alunos do que instrumentos musicais. 

Mas tudo mudou quando apareceu o primeiro violino feito de materiais reciclados. Atualmente, todos os músicos tocam instrumentos de reciclagem e se chamam "A orquestra reciclados".

Este documentário mostra como o lixo pode ser transformado em um objeto útil, mesmo capaz de produzir música e mudar a vida dos habitantes deste lugar.




 

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Casa feita totalmente com embalagens tetra pak


Reciclar embalagens tetra pak é comum, mas usá-las para construir uma casa é algo totalmente inusitado. Foi isso que fez o pedreiro aposentado Jovino Modesto, que mora em uma região afastada, na zona norte de Sorocaba, interior de São Paulo.
Durante o tempo em que Modesto exerceu a profissão de pedreiro ele pôde construir casas para muitas pessoas. Mas, a falta de dinheiro o impossibilitou de construir a sua própria casa.
A ideia de reutilizar as embalagens de leite longa vida surgiu para compensar a falta dos materiais tradicionais usados em uma construção. Durante oito meses o ex-pedreiro juntou as caixinhas e ao final desse período ele já tinha mais de quatro mil embalagens, que através de muita criatividade, se transformaram em uma casa.
A nova moradia de Modesto teve, até mesmo, a aprovação de um engenheiro, que considerou o projeto muito bom. As caixinhas foram usadas como paredes, com a parte de alumínio para fora. Fator bastante inteligente, já que a luz é refletida, mantendo o conforto térmico, resistência e impermeabilidade da estrutura.
A casa de embalagens tetra pak possui 50 m2, divididos em dois cômodos, e o “engenheiro” já planeja uma reforma, com mais mil embalagens. Além de ser ecologicamente correta a estrutura deve durar, pelo menos, cem anos, que é o tempo que essas embalagens levam para se decompor.
Fonte:
http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/1084/pedreiro_constroi_casa_com_embalagens_longa_vida/

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Chegam ao mercado produtos descartáveis compostáveis para festas


A linha completa contempla Copos e Pratos, produzidos a base de bagaço de cana; e copos, pratos e talheres, produzidos a base de amido de milho. (Foto: Grupo Pão de Açúcar)
A fabricante de produtos para festas Regina desenvolveu a nova linha Green Line, com produtos descartáveis, compostáveis e fabricados a partir de fontes renováveis. Os produtos produzidos com essa tecnologia são pioneiros no Brasil e chegam neste mês com exclusividade em algumas lojas do Extra e do Pão de Açúcar.
Os produtos compostáveis não agridem o meio ambiente, pois são produzidos do bagaço de cana e amido de milho e, depois de utilizados, podem ser descartados no lixo orgânico, pois irão se decompor em contato com o solo. Os descartáveis compostáveis reduzem o acúmulo de resíduos sólidos na natureza, pois se decompõe em até 180 dias, sem liberação de resíduos tóxicos, e impedem que se acumulem em aterros sanitários.
As lojas do Extra e do Pão de Açúcar trazem a linha completa, que contempla copos e pratos produzidos à base de bagaço de cana; e copos, pratos e talheres, produzidos à base de amido de milho. A novidade pode ser conferida, a princípio, em dez lojas do grupo e trinta lojas do Extra. As informações são da Associação Paulista de Supermercados.
Fonte:  http://ciclovivo.com.br/noticia.php/2276/chega_ao_mercado_produtos_descartaveis_compostaveis_para_festas/

quinta-feira, 10 de março de 2011

História das coisas

Como é bom quando você acaba de ler algo e sente que precisa mostrar aquilo para seus amigos, colegas e familiares! E foi exatamente isso que aconteceu quando terminei de ler A história das coisas: da natureza ao lixo, o que acontece com tudo que consumimos, da ambientalista Annie Leonard. Reconheceu o nome? É ela mesma, famosa pelos vídeos da série “A história das coisas”, já publicados aqui no blog.
Neste livro, lançado em 2011 pela editora Zahar, a autora aprofunda-se nos cinco estágios da economia – extração, produção, distribuição, consumo e descarte – expondo os impactos causados por esse sistema na natureza, sociedades e nos seres humanos, descrevendo os custos reais (que geralmente não chegam aos olhos do consumidor) das coisas que utilizamos. Você já parou para pensar de onde vem o algodão da camiseta que está utilizando? Como ele é extraído? Que toxinas são liberadas no processo? Onde ela é fabricada? Quanto precisou percorrer até ser comprada? Para onde vai após descartada?
 
Contudo, duas observações: a maioria dos dados e informações é referente aos Estados Unidos (mas é exposta a situação de alguns outros países em determinados pontos do livro, inclusive a do Brasil). E, como designer, senti falta das ilustrações – tão ricas nos vídeos, e tão escassas no livro – mas que em nada dificulta a compreensão das ideias e o espanto frente a tantas verdades alarmantes.
Ao final, Annie mostra que está ao nosso alcance alterar os rumos e o sistema de compre-use-descarte, expondo mudanças tanto grandes e complexas quanto pequenas (mas essenciais) que podem ser adotadas no dia-a-dia de cada um, incitando a uma reflexão sobre nossas escolhas.
Fonte: http://www.coletivoverde.com.br/livro-a-historia-das-coisas/
Este Vídeo Clip: A história das coisas, dá uma ideia geral do sistema linear que vigora em nossa sociedade global o qual não inclui o ser humano nem a questão de até quando o planeta vai suportar este sistema. Foi produzido nos Estados Unidos e traduzido para o português aqui no Brasil visto que o sistema que vigora aqui é o mesmo e interessa a todos nós perceber como as coisas funcionam.




Créditos da versão brasileira:

  • Adaptação do texto - Denise Zepter
  • Locução - Nina Garcia
  • Direção e edição - Fábio Gavi
  • Estúdios - Gavi New Track - SP

Gostaram? eu amei.