segunda-feira, 6 de abril de 2015

PRA QUE SERVE A UTOPIA?


Utopia
http://conceitos.com/utopia/
  1. “A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.”

Eduardo Galeano citando Fernando Birri

A utopia é uma circunstância ou possitilidade tão boa que é impossível de realizar. Este termo significa "não lugar" e foi popularizado com a publicação de um livro anônimo de Thomas More. Ao longo da história os homens passaram por muitas situações desejáveis e impossíveis de realizar, sendo este termo uma expressão que se enquadra perfeitamente para explicar esta situação.
Esta fascinação do homem por mundos impossíveis não é apenas herança de livros do passado, mas que continuam no presente. Se observarmos a cultura popular, em especial os filmes de Hollywood, poderemos perceber como existe ainda uma fascinação por mundos e situações impossíveis de acontecer. Esta circunstância se deve prioritariamente ao desejo do próprio homem de sempre transcender sua existência cotidiana e tentar obter melhores condições. Na verdade, muitos dos grandes avanços tiveram origem nesta insatisfação com o mundo e na busca constante de uma melhora.
No caso da obra de Thomas More, ela se centrava fundamentalmente em uma comunidade ideal com suas próprias leis, costumes e organização política. Assim, narra às vicissitudes desta comunidade imaginária como se fosse verdadeira e com isso, tenta mostrar uma série de situações desejáveis que a sociedade não pode oferecer. Desta maneira, a utopia de Thomas More funciona como uma crítica às instituições e costumes de sua época, além de uma nova proposta das formas de organização.
A obra tem como antecedente a república de Platão e é inspirada por muitos. Se puxarmos pela memória, vamos lembrar que ela descreve um diálogo de Sócrates com seus antagonistas. A partir daí, é traçada uma situação ideal de organização social, onde o filósofo tem um papel preponderante de sua condição em busca da verdade. A república pode ser considerada como uma das primeiras expressões utópicas que refletem um estado desejável de circunstâncias.
Uma expressão muito utilizada e que está relacionada com a utopia é a chamada distopia. Esta se refere ao contrário, a um estado indesejável de circunstâncias que não existem. Neste caso, a crítica funciona porque este estado indesejável é apenas um exagero dos problemas que acontecem habitualmente em nosso mundo.




2 comentários:

  1. Que resposta brilhante. Para reflexão! Norma Valle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua visita muito me alegra Norma. Obrigada pelo comentário.

      Excluir

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.