segunda-feira, 25 de novembro de 2013

O PROCESSO DE PURIFICAÇÃO

http://descobertasdealicinha.blogspot.com.br/
A criança ou bebê, conhece apenas as mais primitivas emoções. Ela não conhece bom ou mau. Ela conhece amor e prazer quando sua vontade é satisfeita  e conhece ódio, ressentimento e dor quando sua vontade não é atendida.

Só mais tarde, na vida adulta, ela vai aprender a avaliar mais objetivamente e não de acordo com a sua dor ou seu prazer. Mas aí, então, já foram reprimidos muitos aspectos da personalidade e já foi criada uma falsa auto imagem que vão interferir em todas os pensamentos, sentimentos e ações do seu cotidiano. 

O que foi reprimido vai ser projetado no outro, espelhando algum aspecto de sua personalidade que precisa ser acolhido para ser transformado, corrigido em sua deformação, para deixar de prejudicar de forma inconsciente todos os projetos de bem estar e felicidade.

Quando determinados padrões de comportamento ficam sendo repetidos e estamos sempre passando pelas mesmas situações indesejadas, estamos sendo atraindo pessoas e fatos que prejudicam o nosso desempenho e a capacidade de alcançar nossos objetivos em todas as áreas da existência, está na hora de começar o trabalho de descobrir a falsa imagem que fizemos de nós e o que estamos espelhando e projetando nos outros para, com muita paciência e persistência, começar a desconstruir  esta armadilha  na qual estamos aprisionados.

Não é um trabalho fácil de resultados rápidos e exige muita persistência, perseverança e confiança no amor de Deus. É claro que os hábitos e comportamentos condicionados estarão sempre procurando se impor e é por isso que precisamos estar sempre com muita atenção voltada para nossos pensamentos, sentimentos e ações, num trabalho cotidiano de observação. 

Com o tempo os hábitos e comportamentos vão sendo transformados mas não  se espante se de vez em quando perceber que não está indo muito bem neste processo, isto acontece com a maioria das pessoas. É por isso que existe o conselho:"Orai e vigiai."

Orai porque sem o auxílio do mundo espiritual não conseguiremos levar este trabalho sobre o nosso ego a um resultado satisfatório. E vigiai, porque o ego é astuto e muito sutil e procurará nos fazer permanecer submissos a uma falsa auto imagem e a não mudar nada em nossos hábitos e comportamentos. 

O que é consolador nisso tudo é que o trabalho persistente e paciente, acompanhado da oração confiante em Deus com toda a certeza trará, aos poucos, os resultados que desejamos.

Mãos à obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.