sexta-feira, 15 de novembro de 2013

AS UTOPIAS PODEM SE TORNAR REALIDADE?



Desenho representando Atlântida
Representação de um modelo de ecovila da Rede Mundial Aurora

Outra representação de Atlântida
Fotografia de uma ecovila
ecovila
Ecovila


Não é de agora que o ser humano começou a criar uma grande confusão no planeta Terra provocando violência e destruição, haja vista as guerras de conquista imperialistas e mesmo o expansionismo das religiões ( as cruzadas da igreja católica são um exemplo). 

Contudo, também não é de agora que outro tanto de seres humanos preocupa-se em instaurar um mundo de harmonia, paz e beleza entre as nações.  Este sentimento  de restauração da harmonia no mundo onde vivemos tem sido chamado de Utopia
.
Utopia tem como significado mais comum a idéia de civilização ideal, imaginária, fantástica. Pode referir-se a uma cidade ou a um mundo, sendo possível tanto no futuro, quanto no presente, porém em um paralelo. 

A palavra foi cunhada a partir dos radicais gregos οὐ, "não" e τόπος, "lugar", portanto, o "não-lugar" ou "lugar que não existe".  É um termo inventado por Thonas Morus que serviu de título a uma de suas obras escritas em latim por volta de 1516.  


Já o termo "utopismo" consiste na ideia de idealizar não apenas um lugar, mas uma vida, um futuro, ou qualquer outro tipo de coisa, numa visão fantasiosa e normalmente contrária ao mundo real. 

O utopismo é um modo absurdamente otimista de ver as coisas do jeito que gostaríamos que elas fossem.
O primeiro grande livro a traçar os contornos de um estado imaginário é a obra prima de Platão, A República.

  Durante o século XVI, em plena renascença, surgiram alguns escritos utópicos. Thomas Morus, pensador de origem inglesa foi um dos melhores representantes das ideologias humanistas que surgiram no período mencionado. 

Para Morus a sociedade ideal se assemelha à sociedade apresentada por Platão em : A República. Segundo alguns críticos sua obra de ficção se constituiu numa verdadeira crítica social, política e religiosa à sua época que era a Inglaterra dominada pelo rei Henrique VIII.

Em sua obra, a utopia se desenvolve numa ilha imaginária onde todos vivem em harmonia e trabalham em favor do bem comum. 

Desde então, o termo "utopia" está associado à fantasia, sonho, fortuma e bem estar. Com suas idéias Morus se aproxima em alguns aspectos, dos modernos socialistas, como por exemplo a abolição da propriedade privada. 

 A Utopia de Morus é uma obra que apesar de ter sido pensada no mundo do período renascentista, apresenta questões bem atuais, anseios de acomodação e resolução de problemas que ainda hoje são vividos pelas sociedades da América Latina, África, Ásia e Terceiro Mundo em geral. 

A ausência de miséria, de desemprego e a valorização do trabalhador eram algumas das principais metas que sua obra de ficção se propunha, as quais perduram até hoje sem que tenham sido atingidas. 

Este autor esquematizou uma sociedade ideal, sonhada e formalizada nas páginas de um livro que infelizmente continua sendo, para tantas pessoas no planeta, tão atual como o foi há quase cinco séculos atrás. 

Pode-se afirmar que os autores de utopias projetam suas esperanças de justiça e virtude que não veem em sua própria sociedade, em algum mundo no além, seja divino, galáctico ou terreno, negando assim a eternização de uma realidade medíocre e sufocante.


A utopia contemporânea não é mais a denominação de uma ilha distante e imaginária, ou seja, um não lugar, mas o ideal que se busca através de lutas e reivindicações no mundo atual.

As teorias fundantes da ecologia, movimento atual que visa uma transformação da sociedade como ela se apresenta atualmente, são, enquanto não se realizam em sua plenitude, utopias, um sonho que busca se concretizar numa pratica de transformação no aqui e no agora.

Já existem utopias contemporâneas e uma delas se denomina ecosocialismo utópico que surgiu no Canadá. Segundo os defensores deste movimento,  o "Ecossocialismo é uma utopia, neste sentido, que se baseia na convicção de que "outro mundo é possível", um outro mundo que ainda não existe em nenhuma parte.. 

 Qual é então o ecossocialismo? É uma corrente ecológica de pensamento e ação que se reapropria das realizações fundamentais do socialismo -, libertando-a da sua escórias produtivistas. 

 Para ecosocialistas, a lógica do mercado e do lucro - assim como a do autoritarismo burocrático do "socialismo real" - são incompatíveis com as exigências de preservação do equilíbrio ecológico. 

 A crise ecológica planetária atingiu um ponto decisivo com o fenômeno da mudança climática, provocada, como é conhecido, pelos gases de efeito estufa emitidos pela queima de combustíveis fósseis energias base (petróleo de carbono). 

 Menos de dois anos atrás, a Rede Internacional Ecocosialist publicou um manifesto sobre a mudança climática, no caso do Fórum Social Mundial de Belém do Pará, Brasil (Janeiro 2009). Este documento declara: "O aquecimento global se for deixado sem controle terá efeito devastador sobre a humanidade, a fauna e a flora.

 Os rendimentos da colheita cairá drasticamente, provocando a fome em grande escala. Centenas de milhões de pessoas serão atingidos pela seca em algumas regiões e pela ascensão do nível do oceano em outros. A temperatura caótica e imprevisível será a norma. "

Um outro  exemplo concreto deste movimento que acredita  na existência de um novo paradigma emergente, ao qual dão concretude, são as ecovilas. A Instituição que engloba  e representa todos aqueles que comungam o ideal de transformar o modo de ser da sociedade atual, dentro de princípios de uma ecologia profunda é a Rede Mundial de Ecovilas.

 Post script : as semelhanças com Agharta não são mera coincidência porque Agharta é um tipo de utopia espiritualista, que busca resultados semelhantes.

Compilado dos livros e internet
Bacon, Francis. A Nova Atlântida. Coleção os Pensadores. Abril Cultural. Tradução de JoséAndrade.
More, Thomas. A Utopia. Trad. de Jefferson Camargo e Marello Cipolla. Ed. Martins Fontes. São Paulo, 1993.
Platão. A República. Trad. Maria Helena Rocha Perira. Ed. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa Portugal
http://ecosocialismcanada.blogspot.com/2011/01/ecosocialist-utopia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.