terça-feira, 5 de março de 2013

LILYPAD, A Ecopolis Flutuante Para Refúgio Ecológico for Ecological Refugees

http://archinect.com/features/article/76244
image
http://archinect.com/features/article/76244
http://archinect.com/features/article/76244



Kiribati é um país formado por um arquipélago de 33 recifes de coral no Pacífico Norte, nas proximidades da Nova Zelândia.  O atol de Tarawa é a capital do vasto arquipélago. O presidente das ilhas, Anote Tong, disse que seu país poderá desaparecer por causa da mudança climática. Ele disse que algumas comunidades já tiveram que ser reassentadas e plantações foram destruídas pela água do mar em algumas partes do país.
No começo do mês o presidente avisou as nações do mundo que seu país desaparecerá no final do século, submerso pela elevação do nível do mar, uma conseqüência da mudança do clima. E por causa disso, a não ser que ocorra um milagre e todos reduzam sua emissão de carbono a quase zero, os 92.000 habitantes da ilha “podem estar no ponto sem retorno”. O presidente, no Dia Mundial do Meio Ambiente, na Nova Zelândia, também pediu socorro para poder reassentar seu povo.

O website Pruned sugere que a União Européia dê de presente ao “Kiribatianos” um novo lar, comprando uma ou duas Lilypad, do arquiteto Vicent Callebaut. Callebaut chamou suas “lilypads” de Ecopolis.


“Lilypad é uma cidade anfíbia – meio aquática e meio terrestre, capaz de acomodar 50.000 habitantes, encorajando a biodiversidade ao desenvolver sua flora e fauna ao redor de uma lagoa central de água doce, formada por água de chuva coletada e purificada. Esta lagoa artificial é inteiramente imersa, funcionando como lastro para a cidade. Ela faz com que os habitantes possam viver no coração da cidade, em profundidade subaquática. O programa multifuncional é baseado em três marinas e três colinas destinadas ao trabalho, às atividades de comércio e serviços e ao entretenimento. Todo o local é coberto por moradias apoiadas em jardins suspensos, e cortada por uma rede de ruas com desenho orgânico. A meta é criar uma harmoniosa coexistência entre humanos e natureza, explorando novos modelos culturais que integrem uma vida aquática.” (2)

Mas Lilypad é o nome em inglês de plantas aquáticas, com um tronco grande na forma de uma mesa redonda, da família das Ninféias, como a nossa Vitória Régia. E a Lilypad de Callebaut foi inspirada na Vitória Régia da Amazônia Brasileira. Ela é uma Vitória Régia ampliada 250 vezes.

“A dupla cobertura é feita de fibras de poliéster coberta com uma camada de dióxido de titânio (TiO2) como uma liga que reage com os raios ultra-violetas tornando-a capaz de absorver a poluição atmosférica pelo efeito fotocatalisítico. Inteiramente autosuficiente, Lilypad responde aos 4 principais desafios colocados na reunião de Março de 2008 pela OECD (Organisation for Economic Co-operation and Development): clima, biodiversidade, água e saúde. “ (2)

Fontes:

1 - http://theurbanearth.wordpress.com/tag/cidade-aquatica/

2 - http://archinect.com/features/article/76244

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.