terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O EU INFERIOR E SUAS MÁSCARAS








O Eu Superior é nossa essência divina, nosso real Ser. Como seres imperfeitos em nossa jornada para atingir a perfeição, nosso Eu Superior ainda não pode se manifestar porque está encoberto pelas camadas de defeitos, fraquezas, ignorância, preguiça que constituem o nosso eu inferior.

O eu inferior odeia mudar e superar-se, possui uma vontade muito forte e quer as coisas à sua maneira, sem pagar o preço. É muito egoísta e orgulhoso e tem uma grande vaidade pessoal.


 As mensagens do Eu Superior são contaminadas pelas motivações do eu inferior. Esta situação cria uma desordem que faz o seu portador emocionalmente doente. O eu inferior quer continuar do jeito que é, com todos os seus defeitos mas quer que os outros o considerem "bonzinho" então, a saída que ele encontra é criar uma máscara, faz coisas boas com motivações más.


 A máscara é criada por uma necessidade de proteger-se para continuar como é, para não ter que mudar. O indivíduo não está disposto a encarar seu eu inferior, só conhecendo esta sua faceta é que poderá mudá-la e fazer o trabalho de mudança significa tomar o caminho estreito, o caminho espiritual do auto-conhecimento e purificação.


Mas o caminho mais fácil é fazer de conta que mudou através da construção de uma máscara que será apresentada ao mundo como se fosse o verdadeiro eu. Assim, o eu inferior prefere se apresentar como se já tivesse superado o egoismo em vez de se esforçar para transformar este defeito de sua personalidade.


O eu inferior está vivendo uma mentira e o pior é que acredita nela. Engana-se a respeito de seus verdadeiros sentimentos e motivações, escondendo-se e recusando-se a vê-los. Ser verdadeiro com o eu inferior não significa ceder a ele mas tomar consciência dele.


Para haver uma transformação, o primeiro passo é ter a convicção de que existe um eu inferior e que seu Eu Superior é sua realidade última que com o tempo poderá ser alcançada.


Como podemos resolver esta situação? Desenvolvendo a capacidade de se auto observar, de perceber as reais motivações. Assim fazendo vai lançando luz sobre a sombra do eu inferior e aos poucos vai conseguindo as necessárias transformações.


Mas não se engane este é um trabalho muito árduo que exige muita perseverança e força de vontade. Este trabalho de desvelar as máscaras é o caminho para a cura das doenças emocionais.


E, como é muito difícil, certamente necessitamos da assistências dos seres do mundo espiritual que já estão iluminados, já percorreram este caminho por isso tem capacidade para nos guiar nesta caminhada mas nada podem fazer se não fizermos a nossa parte.


Texto compilado da 16a. palestra do Guia de Eva Pierrakos, disponível no site: http://www.pathworksp.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.