sábado, 3 de novembro de 2012

ECKHART TOLLE E A NOVA CONSCIÊNCIA

Sou uma leitora assídua dos livros de ECKHART TOLLE.  Já lí  O  Poder do Agora, O Despertar de uma Nova Consciência,  Praticando o Poder do Agora. Achei tão importante estas leituras para desvendar o conhecimento a respeito do nosso Ego, dizendo melhor para nos auxiliar na jornada do autoconhecimento que criei uma página com vários trechos de seus livros. Entretanto, estou querendo diminuir o número de páginas e por isto vou colocar o conteúdo desta página em vários posts. Já começando agora vou iniciar com o trecho:  



O conteúdo e a Estrutura do Ego




A mente egoica é completamente condicionada pelo passado. Esse condicionamento é duplo: consiste em conteúdo e estrutura. No caso de uma criança que está chorando e sofrendo profundamente porque lhe tiraram um brinquedo, esse objeto representa o conteúdo.

Ele pode ser trocado por qualquer outro conteúdo, isto é, por qualquer outro brinquedo ou objeto. O conteúdo com o qual alguém se identifica é condicionado pelo ambiente, por sua criação e pela cultura dominante.

Tanto faz se a criança é rica ou pobre e também não importa se o brinquedo é um pedaço de madeira no formato de um animal ou um aparelho eletrônico sofisticado: o sofrimento causado pela perda do objeto será o mesmo.

A causa dessa dor aguda está oculta na palavra "meu" e é estrutural. A compulsão inconsciente para ressaltar a própria identidade por meio da associação com um objeto é construída na própria estrutura da mente egoica.

Uma das mais básicas estruturas mentais que possibilita a existência do ego é a identificação. A palavra "identificação" deriva dos termos latinos idem, que significa "o mesmo", e faceré, que corresponde a "fazer". Portanto, quando nos identificamos com algo, "fazemos dele o mesmo".

O mesmo que o quê? O mesmo que nós. E lhe atribuímos a percepção do eu - assim ele se torna parte da nossa "identidade". Um dos níveis mais básicos de identificação é com as coisas, tanto que dizemos meu brinquedo, que mais tarde se torna meu carro, minha casa, minhas roupas, e assim por diante.

Tentamos nos encontrar nas coisas, porém nunca conseguimos fazer isso inteiramente e acabamos nos perdendo nelas. Essa é a sina do ego.

Fonte : O Despertar de uma Nova Consciência, p.28/29, Eckhart Tolle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.