sábado, 3 de novembro de 2012

A SAUDAÇÃO IOGUE NAMASTÊ




A palavra Namaste (pronuncia-se Namastê) é composta de duas palavras sânscritas: Nama (reverência, saudação) e Te, que significa você. Em síntese é saúdo a você, de coração, ao que deve ser retribuído com o mesmo cumprimento. 

Pelos meios esotéricos acabou ganhando o significado de "O Deus que habita em mim saúda o Deus que há em você". Para os praticantes do Yoga, este mudra é usado como saudação.

É um mudra (gesto) cheio de significados e simbolismos. Segunda a tradição indiana é a forma mais digna de cumprimento de um ser humano para outro. Expressa um grande sentimento de respeito. 

Invoca a percepção de que todos nós compartilhamos da mesma essência, da mesma energia, do mesmo universo.




Consiste no simples ato de pressionar as palmas das mãos ante o chakra do coração, os dedos apontando para cima no centro do peito. Inclina-se, levemente a cabeça, sem ser acompanhado de palavras. 

Frequentemente fecha-se os olhos, para então curvar-se a coluna, em sinal de respeito à divindade que preenche todos os espaços do universo. A coluna retorna à posição ereta mais lentamente do que quando baixou, também simbolizando respeito à outra pessoa.


Os cinco dedos da mão esquerda representam os cinco sentidos do coração, enquanto os cinco dedos da mão direita representam os cinco órgãos da razão.




Significa então, que mente e coração devem estar em harmonia, para que nosso pensar e agir estejam de acordo com a Verdade.
Também é um reconhecimento da dualidade que existe no mundo, simbolizando a união das polaridades, esquerda e direita, bem e mal, e sugere um esforço de nossa parte para manter essas duas forças unidas em equilíbrio.

As duas mãos unidas formam o número 10 (dez dedos) que é o número da perfeição, da unidade, do equilíbrio perfeito; Os dez mandamentos,  As dez emanações da Árvore da Vida (dez sephirots),os dez vértices da estrela de Pitágoras, A Parábola dos dez talentos (mat. 25).

Ao fazer Namastê afirmamos que  todos somos filhos e partes do sagrado, indissociáveis e iguais.
Hoje em dia, muitas pessoas trocam indiferença, desconfiança ou ódio. Estas  pessoas se esqueceram que Deus habita em cada ser.





A você, NANASTÊ !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.