sábado, 8 de setembro de 2012

NISE SILVEIRA, UMA MULHER ALÉM DE SEU TEMPO

http://gatosfofoselindos.blogspot.com.br/



"Os gatos são os seres mais lindos, inteligentes e independentes do mundo. Essa é a razão porque o homem tem tanta dificuldade de se relacionar com eles e os persegue, indiscriminadamente, desde o início dos tempos.


Desprezo as pessoas que se julgam superiores aos animais. Os animais têm a sabedoria da natureza. Eu gostaria de ser como o gato: quando não quer saber de uma pessoa, levanta a cauda e sai. Não tem papo.



Eu me sinto bicho. Bicho é mais importante que gente. Para mim o teste é o bicho, se não passar por ele, não tem vez. Freud disse que, quem pensa que não é bicho, é arrogante."
 Palavras de Nise da Silveira (1909 - 1999)



                                             Obra Literária

Jung: vida e obra, 1968. 

Imagens do inconsciente,1981.

Casa das Palmeiras, Uma experiência em psiquiatria,1986.

O mundo das imagens, 1992.

Nise da Silveira. Brasil, 1992.

Cartas a Spinoza, 1995.

Gatos, A Emoção de Lidar 1998.


Mini biografia


Nise da Silveira (1905 - 1999) nasceu em Maceió. Formada em medicina, na Bahia, defendeu, com suas teses, um tratamento humanista para os doentes mentais. Reinventou a psiquiatria. A sua paixão pelo inconsciente transparece através da luta e da construção da sua trajetória: fundou o Museu de Imagem do Inconsciente, criou a Casa das Palmeiras, fundou a Sociedade Internacional de Psicopatologia da Expressão (França). Publicou dezenas de livros, textos científicos e catálogos. Recebeu prêmios, títulos e homenagens. Inspirou a criação de inúmeras instituições voltadas para os que estão à margem da vida, tratando-os como seres humanos dignos e merecedores de afeto. Nise, uma figura pública e coletiva. Uma alagoana universal!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.