quinta-feira, 5 de abril de 2012

ALQUIMIA E AUTOCONHECIMENTO



Imagem Google



Há bastante tempo venho tendo acesso a alguma literatura sobre autoconhecimento, alquimia, autotransformação, etc. Dessas leituras todas o conteúdo que mais me marcou por conta dos resultados obtidos na vida cotidiana foi o que se segue. 

Eu, como de resto muita gente também, costumava colocar a razão de minha tristeza, meus insucessos, no exterior. Culpava muita gente por tudo que acontecia e por todas a perdas que sofria. 

Então, já cansada de malhar em ferro frio, de não conseguir atingir os resultados que desejava, passei a olhar para mim mesma, me observar e perceber a forma como tratava as pessoas à minha volta, tentei me colocar no lugar de cada uma delas, e passei a mudar minhas expectativas em relação ao comportamento das outras pessoas.

Quando nós costumamos jogar a responsabilidade para os outros, fica muito difícil  corrigir a recorrência de padrões que trazem perdas e infelicidade, já que tudo está sob a responsabilidade de outras pessoas e assim sendo nada podemos fazer para mudar o quadro.

Na hora em que passei a olhar para dentro de mim e comecei a enxergar a minha verdade, sem auto-engano, sem máscaras, sem autoimagens idealizadas, então tive em minhas mãos a capacidade de começar um trabalho de autotransformação.

A maior e mais grata de todas as surpresas decorrente deste trabalho foi a transformação que começou a ocorrer à minha volta.

A grande ilusão que carreguei durante muito tempo em minha vida foi que minha alegria e satisfação dependia de mudar o comportamento das pessoas com as quais convivia. 

Caí na realidade e entendi que se era tão difícil mudar meu próprio comportamento porque já estava cristalizado em hábitos automatizados como é que eu tinha a pretensão de querer mudar os outros ?

Caiu a ficha e então o trabalho da autotransformação ficou mais motivado  porque comecei a ver os resultados que ocorriam em cascata a minha volta, com a transformação das pessoas e das circunstâncias em que vivia.

Então, descobri, por experiência própria que o caminho seguro para transformar nossa vida com todas as suas circunstâncias e circunstantes passa por começar a fazer a nossa parte, o trabalho de se conhecer para se transformar. A luz que começamos a irradiar, então, atinge a tudo e a todos em nosso ambiente.

Outro fato decorrente deste trabalho é que, ao conhecer a nossa verdade, passamos a ser mais tolerantes, compreensivos e acolhedores, mais pacientes conosco e com tudo o mais.

O metal pobre do orgulho e da arrogância passa pela transformação alquímica para chegar ao ouro precioso da humildade verdadeira e tudo fica mais brilhante e belo ao nosso redor. 

E a alegria maior é entender que também estamos contribuindo para a felicidade e transformação de toda a coletividade, depurando nossos pensamentos, sentimentos e atitudes.

Este é um trabalho que fazemos pelo resto da vida porque nunca deixa de haver coisas para observar e transformar para melhor. Entretanto este trabalho vai se tornando cada dia mais gratificante ao constatarmos que estamos construindo uma nova realidade, uma vida melhor para todos nós.

 Autora : Josélia Oliveira





Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.