quinta-feira, 29 de março de 2012

DESEJO A TODOS OS LEITORES DO BLOG:


Paz sempre presente
Amizades verdadeiras
Sucesso contínuo
Carinho aos montes 
O melhor ano 
Amor sempre... por si e todos os outros seres.


O QUE SIGNIFICA A PÁSCOA?

O feriado de Páscoa em 2012 vai ser no dia 8 de abril, domingo, após 40 dias de Quaresma, neste dia as pessoas costumam se reunir com a família para almoçar juntos, rir, se divertir, dar de presente ovos de Páscoa e presentes.

A páscoa simboliza a ressurreição de Cristo. Após ser crucificado, foi colocado em sua sepultura e, três dias depois, Jesus ressuscitou. A data é, segundo a religião cristã, a mais importante do calendário. A ressurreição de Cristo é verdadeira páscoa e como tal deveria ser comemorada. Entretanto agora dá-se maior ênfase a propaganda comercial de incentivo ao consumo de todos os símbolos que o consumismo criou para a época. Não estou dizendo com isto que não deva haver a parte profana comemorada segundo a cultura de cada povo, estou lembrando o verdadeiro motivo da comemoração da páscoa cristã.



Já a páscoa judaica (Pesach), que ocorre 163 dias antes do início do ano judaico, foi instituída na época de Moisés, uma festa comemorativa feita a Deus em agradecimento à libertação do povo de Israel escravizado pelo Faraó, o rei do Egito. Esta data não é a mesma da Páscoa Juliana e Gregoriana.

Conhecida como pessach, a Páscoa Judaica celebra a libertação do Egito e reitera o laço para com o Deus que teria possibilitado a execução daquela memorável vitória. Ao longo do tempo, observamos que essa celebração vai ganhando contornos mais estáveis e se aproximando dos eventos e rituais que hoje marcam tal celebração. Para alguns estudiosos, a celebração de tal evento foi crucial para que a comunidade judaica preservasse seus laços nos mais diferentes lugares em que viveram e ainda vivem.


Na noite de celebração da páscoa, as casas devem estar limpas e arrumadas, e todo um conjunto específico de talheres é utilizado na celebração. Além disso, qualquer tipo de alimento fermentado tem o seu consumo proibido. No dia antes do pessach, a família deve jejuar em homenagem aos primogênitos que não foram atingidos pela última das maldiçoes egípcias. Daí em diante, várias refeições e narrativas são intercaladas como forma de se reforçar o significado da páscoa para os judeus.

Cada um dos alimentos empregados relembra a experiência que os judeus tiveram no tempo em que viveram no Cativeiro do Egito, as dez pragas impostas e os milagres divinos que os retiraram daquele lugar. Em diversas ocasiões, vemos que a participação das crianças reforça o ideal de renovação das tradições e sugere que elas internalizem o significado daquela solenidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.