quinta-feira, 27 de outubro de 2011

MUDANÇAS CLIMÁTICAS (Uma abordagem que acho aceitável)


                                                                5magazine.files.wordpress.com


O QUE SÃO MUDANÇAS CLILMÁTICAS ?


O NOSSO PLANETA, NOSSA CASA já teve vários aquecimentos globais, com mudanças climáticas radicais, como na "Era da Morte Global" na Era Cenozóica (280/300 milhões de anos atrás) quando 99,99% de todas as espécies da VIDA foram extintas, devido a um brutal aquecimento global ocorrido naturalmente por intensa atividade do magna, expelindo gases superaquecidos (vulcões).  

Mais recentemente há 65 milhões de anos também houve extinções de VIDAS no planeta devido às causas naturais (choque de um meteoro - aquecimento global repentino, como se bilhões de bombas nucleares explodissem ao mesmo tempo, seguido de resfriamento pela nuvem de poeira que cobriu o planeta e combinado a uma intensa atividade vulcânica quando o continente sul americano se uniu ao continente norte americano antes separado, poucos milhões de anos antes). 

Os aquecimentos globais naturais sempre são seguidos de Eras Glaciais, sendo que a última Era Glacial ocorreu há 10~12 mil anos, segundo estatisticas coletadas nos arquivos do planeta (gelo das regiões polares sepultados a grandes profundidades registram todos os dados - composições da atmosfera, ou o que havia na atmosfera e foram congelados por milhões ou bilhões de anos - que potentes computadores decifram com precisões inacreditáveis, incluindo as temperaturas existente nas épocas). 

Pelas estatísticas - ocorrências em Eras passadas, hoje - século XXI - o NOSSO PLANETA, NOSSA CASA deveria estar vivenciando uma Era Glacial. Houve uma pequena - mini - Era Glacial iniciada pouco anos antes da Revolução Industrial e que perdurou por aproximadamente um século, no hemisfério norte e que foi dramaticamente sentida pelos ingleses e escandinavos e até no norte do  continente americano, com chuvas e nevascas durante o ano todo.  

Foi uma época bastante dura, difícil para os habitantes do hemisfério norte. Mas porque só hemisfério norte? Por duas razões: a inclinação do eixo do planeta e pelas correntes marítimas e pela circulação termoalina.

Os aquecimentos globais naturais sempre ocorreram e o NOSSO PLANETA, NOSSA CASAprossegiu em sua viagem interestelar - já fazem 4,5 bilhões de anos. As VIDAS no planetaTERRA surgiram e foram extintas incontáveis vezes. O planeta TERRA não precisa das VIDAS que se formaram ao longo da sua existência para prosseguir em sua viagem.  Porém, a civilização humana precisa do planeta TERRA para a sua existência. 

Compreendam: o planeta TERRA não precisa das VIDAS que se formaram para continuar sua jornada, mas a civilização humana - HUMANIDADE - precisa do planeta TERRA para continuar existindo e ter uma longa jornada e não um destino! A TERRA é o NOSSO, PLANETA, NOSSA CASA! 

E nós estamos sugando o "sangue" do planeta - por "sangue"entenda-se: água, ar, florestas, minérios... toda a biodiversidade,  consumindo mais do que aTERRA pode nos oferecer ("consumindo mais do que podemos - vivendo além dos nossos meios" - Avaliação Ecossistêmica do Milênio, o mais importante estudo já realizado pela civilização humana), numa velocidade maior que a TERRA consegue repor.  E se não há reposição, um dia todos os recursos naturais ("sangue") irão se acabar, se extinguir. Daí, a importância de compreendermos o que significa "MUDANÇAS CLIMÁTICAS".

Como mencionamos acima, hoje o planeta deveria estar vivenciando uma Era Glacial. Segundo estudiosos e cientistas, esta Era Glacial está sendo retardada pelas ações humanas, antrópicas.  As ações humanas estão alterando o clima - estas alterações não naturais que ocorrem no clima estão sendo chamadas de "MUDANÇAS CLIMÁTICAS". 

Todos os seres vivos (animais ou vegetais) são oriundos de uma fonte de energia. As VIDAS no NOSSO PLANETA, NOSSA CASA, tem como fonte de energia o SOL. Lembre-se: naNATUREZA nada se perde, tudo se transforma. Pois, a energia que as VIDAS recebem doSOL são  transformadas em calor, sejam pelas respirações dos vegetais, sejam pelas queimas das calorias pelos animais. 

E calor esquenta. Aquece. Quando as moléculas aquecem, elas se expandem, aumentam de volume (única exceção: moléculas da água, H2O, quando aquecem contraem-se e quando esfriam expandem-se, aumentando de volume). Quando as moléculas se aquecem ocorrem também maior atividade. Esta maior atividade pode ser sentida pelo aumento do calor (moléculas agitadas aquecem por fricções, como quando nós esfregamos as mãos em alguma coisa).  

Este fenômeno é visível de outra forma: nas regiões tropicais a VIDA explode pois há maior produção de calor (os átomos ou moléculas se agitam mais, havendo maior reprodução - entenda-se sexo, tanto dos vegetais quanto dos animais - para produzir uma NOVA VIDA é preciso gerar muita energia, daí a produção de calor quando os animais, incluindo seres humanos, fazem sexo - o corpo todo esquenta).

Pois, a expressão máxima da NATUREZA, a evolução - digamos - "final" da 
NATUREZA é o HOMEM. Esta evolução ocorreu devido a velocidade que os neurônios do ser humano atingiram: possui os neurônios mais velozes de todos os seres vivos e por isto ele se tornou o maior predador do planeta. 

Tornando-se o maior predador do planeta, consome muito mais que pode consumir, numa fome insaciável, sem limites. E não repõe o que consome. E muito menos paga pelo que consome. Pior, a NATUREZA é generosa e nos oferece tudo. Até se esgotar.  Neste consumo insaciável o HOMEM produz calor, muito calor. Este calor é produzido pela respiração, pela alimentação, queima de calorias, produção de algum trabalho (manual ou industrial). Os animais ruminantes, como o boi, produzem incessantemente CH4, que aquece 23 vezes mais que o CO2. 

Pois então, todas as atividades realizadas pelos seres vivos produzem calor - originadas do SOL. Este calor produzido pelos seres vivos naturalmente não afeta o clima, pois os seres vivos são parte integrante da NATUREZA. O que afeta, muda, altera as condições daNATUREZA, é o excesso. 

Muito mais que a NATUREZA está habituada no seu ciclo natural. E um dos elementos mais sensíveis da NATUREZA é o CLIMA. Por ser tão sensível, as atividades realizadas pelo HOMEM, num consumo e velocidade maior que a NATUREZA está habituada, produzindo excesso de calor - que a NATUREZA não consegue absorver, transformar - o CLIMA no NOSSO PLANETA, NOSSA CASA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.