segunda-feira, 6 de junho de 2011

LIÇÕES DO TERREMOTO



JAPÃO QUER SUBSTITUIR SUAS ATUAIS FONTES DE ENERGIA POR ALTERNATIVAS RENOVÁVEIS

O Japão quer tomar o caminho das energias renováveis. Na cúpula do G8, na França, o primeiro-ministro japonês Naoto Kan deve anunciar o ‘Sunrise Plan’, um programa que exige que todas as novas construções, residenciais ou comerciais, tenham painéis solares em sua estrutura. A intenção é ter até 2030, 10 milhões de casas abastecidas por energia solar.

O país busca alternativas para as usinas nucleares, que atualmente são responsáveis por um terço da geração de energia. Com o novo plano, o Japão pretende que em 10 anos, 20% de sua matriz energética seja em fontes renováveis.

Nos anos 80, a nação era líder mundial em produção de energia solar, mas acabou sendo passado para trás por potências europeias. Kan quer incentivar as empresas japonesas a pensarem em inovação energética e alcançar o resto do mundo.

Outras iniciativas procuram a implantação de fontes alternativas de geração de energia. Essa semana a gigante de telecomunicações Softbank anunciou a construção de 10 usinas solares. Já o programa do governo federal ‘School New Deal’ instalou painéis solares em 1200 escolas. O objetivo é alcançar 12 mil instituições.


Fonte: http://www.asboasnovas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.