terça-feira, 31 de maio de 2016

NA COMPANHIA DE KRISHNA

Em um vilarejo, na cidade de Bengali / Índia, vivia uma pobre viúva. Seu filho tinha de ir à escola todos os dias em uma aldeia vizinha, mas para chegar lá ele precisava atravessar uma floresta que o assustava.
– Mamãe, tenho medo de atravessar a floresta sozinho. Por favor, fale para alguém ir junto comigo.
A mãe respondeu: – Filho, somos pobres demais para pagar alguém que te acompanhe na ida e na volta da escola.  Peça a seu irmão Krishna que fique com você durante os trajetos. Ele é o Senhor da floresta e atenderá ao seu pedido.
O garoto fez exatamente isso: No dia seguinte, caminhou até a beira da floresta e chamou por seu irmão Krishna, que respondeu:
– O que deseja, filho?
– Pode vir comigo à escola todos os dias e me acompanhar na volta para casa? Tenho medo de atravessar a floresta sozinho…
– Sim, disse Krishna, terei grande alegria em fazer isso por você.
E, assim, todos os dias de manhã – bem cedo – e à tarde, Krishna esperava pelo menino para acompanhá-lo.
Quando chegou o dia do aniversário do professor, esperava-se que todas as crianças levassem um presente ao mestre, mas a mãe do menino lhe disse:
– Filho, não temos condições de comprar um presente para o seu professor. Peça a seu irmão Krishna para providenciar algo.
O Senhor da floresta entregou ao garoto uma jarra cheia de leite e ele, entusiasmado, foi levá-lo ao aniversariante. Colocou a jarra junto dos outros (muitos) presentes, mas o mestre não deu tanta atenção para a sua gentileza. Percebendo isso, o menino reclamou:
– Ninguém está prestando atenção no meu presente. Ninguém notou o meu presente…
Sem paciência, o mestre disse ao criado:
– Leve essa jarra à cozinha, senão essa lamúria não terá fim!
O criado esvaziou o conteúdo da jarra em uma tigela e ia devolvê-la ao garoto quando, para seu espanto, notou que ela estava cheia novamente. Colocou, então, o líquido em um outro recipiente e, diante dos seus olhos, a jarra se encheu de novo.
Quando o mestre soube do milagre, chamou o aluno e perguntou onde tinha conseguido aquela jarra.
– Foi o irmão Krishna que a deu para mim, contou o pequeno.
– Irmão Krishna? Quem é esse seu Irmão Krishna?
– É o Senhor da floresta. Acompanha-me todos os dias na ida e na volta da escola.
O Mestre duvidou:  – Vamos todos ver  esse seu irmão Krishna.
Quando chegaram à beirada da floresta, o menino começou a chamar pelo irmão. Mas o Senhor da floresta, que sempre surgia rapidamente, não apareceu naquele dia. A floresta estava silenciosa. Tudo o que se ouvia, era o eco do garoto chamando por seu irmão Krishna.
– Por favor, irmão Krishna, venha. Se não aparecer, não acreditarão em mim…Estão me chamando de mentiroso. Venha, irmão Krishna.
Finalmente, ouviu-se uma voz. Era o Senhor da floresta:
– Filho, não posso aparecer. No dia em que seu mestre tiver a mesma fé inocente que você tem e o mesmo coração simples e puro, eu virei.
FONTE: http://www.culturadapaz.com.br/conteudo/educacao-para-paz/contos-e-fabulas/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.