segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

ESTADO DO MUNDO EM 2014

Estado do Mundo 2014
Como governar em nome da sustentabilidade

Prefácio
David W. Orr
(...)
É possível, mesmo assim, um renascimento da democracia? É possível criar formas novas e mais eficazes de cidadania no século XXI? É possível usar a televisão e a internet para organizar uma sociedade ativa e fortemente democrática, dos bairros às políticas globais? É possível que organizações não governamentais e redes diversificadas e transculturais de cidadãos alcancem aquilo que as atuais formas de política e governo não conseguem alcançar? O tempo dirá.
O que sabemos com certeza é que cidadãos, redes, empresas, associações regionais, organizações não governamentais e governos centrais serão chamados a executar suas funções. O século XXI e o período posterior a ele são uma época de alerta máximo para a raça humana. Não temos tempo para mais procrastinação, evasivas e erros políticos. Devemos agora mobilizar a sociedade para uma transição rápida rumo a um futuro com baixas emissões de carbono. Quanto mais esperarmos para tratarmos da crise climática e tudo o que ela traz em seu bojo, necessariamente maior será a futura intrusão governamental na economia e na sociedade e mais problemático o seu resultado final.
Embarcamos no rafting da viagem humana. Se conseguiremos ou não impedir que a frágil embarcação da civilização capote, dependerá, em grande medida, de nossa capacidade, e da capacidade de nossos descendentes, de criar e manter formas eficazes, ágeis e adaptáveis de uma governança que perdure por um longo tempo. Esperamos que essas formas sejam solidamente democráticas, mas não há nenhuma garantia de que o serão, principalmente por períodos muito mais longos do que o da existência do império chinês ou da igreja católica. Estamos falando de algo jamais realizado antes – mas isso também poderia ser dito antes de todas as grandes conquistas humanas.
Fonte: Comunicação Ambiente Sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.