sábado, 14 de junho de 2014

CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE NÃO SE EXCLUEM, NECESSÁRIAMENTE

http://www.brainpickings.org/index.php/tag/carl-sagan/


"Quando reconhecemos nosso lugar na imensidão de anos luz e no transcorrer das eras, quando compreendemos a complexidade, a beleza e a sutileza da vida, então o sentimento sublime, misto de júbilo e humildade, é certamente espiritual. Como também são espirituais as nossas emoções diante da grande arte, música ou literatura, ou de atos de coragem altruísta exemplar como os de Mahatma Gandhi ou Martin Luther King. A noção de que a ciência e a espiritualidade são de alguma maneira mutuamente exclusivas presta um desserviço a ambas."


Carl Sagan em O MUNDO ASSOMBRADO PELOS DEMÔNIOS



***************************


Um pouco da vida deste homem extraordinário  


Carl Edward Sagan foi um cientista e astrônomo dos EUA. Nasceu em Nova Iorque a 9 de novembro de 1934 e faleceu em      de dezembro de 1996 em Seatle. Obteve o título de doutor pela Universidade de Chicago. Dedicou-se à pesquisa e à divulgação da astronomia, como também ao estudo da chamada exobiologia. Foi um excelente divulgador da ciência (considerado por  muitos o maior divulgador da ciência que o mundo já conheceu). 

Morreu aos 62 anos de pneumonia, no Centro de Pesquisas do Cancro Fred Hutchinson, depois de uma batalha de dois anos com uma rara doença na medula óssea. A Ciência perdeu um grande defensor, divulgador e incentivador dela na atualidade.

Carl Sagan teve um papel significativo no programa espacial  americano desde o seu início. Foi consultor e conselheiro da NASA desde os anos 50, trabalhou com os astronautas do Projecto Apollo antes de suas idas à Lua, e chefiou os projetos da Mariner e Viking, pioneiras na exploração do sistema solar. que permitiram obter importantes informações sobre Vênus e Marte. Participou também das missões Voyager  e da sonda Galileu. Foi decisivo na explicação do efeito estufa em Vênus e na descoberta das altas temperaturas do planeta, na explicação das mudanças sazonais da atmosfera de marte e na descoberta das moléculas orgânicas em Titã, satélite de Saturno.

Foi autor de mais de 600 publicações científicas, e também autor de mais de 20 livros de ciência e ficção científica. Foi durante a vida  um grande defensor do ceticismo e do uso do método científico, promoveu a procura de sinais de vida extraterrestre através do projeto SETI e instituiu o envio de mensagens a bordo de sondas espaciais, destinadas a informar possíveis civilizações extraterrestres sobre a existência humana.

Carl Sagan é reconhecido pelos seus livros de divulgação científica e pela premiada série de televisão dos anos 80 - COSMOS - UMA VIAGEM PESSOAL, que ele mesmo narrou e  co-escreveu. O livro Cosmos foi publicado para complementar a série. Sagan escreveu o romance Contacto, que serviu de base para um filme com o mesmo nome (1997). Em 1978, ganhou o prêmio Pulitzer de literatura geral de não-ficção pelo seu livro Os Dragões do Éden.

Para conhecer um pouco mais sobre este homem extraordinário visite o portal dedicado a ele no seguinte endereço:  http://www.carlsagan.com/











Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.