sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

OS ANIMAIS TAMBÉM PENSAM!

Imagem google
Você não é diferente do animal - você não quer aceitar o fato. A única diferença é que você pensa. O pensamento existe no animal também, mas tornou-se muito complexo no caso do homem - esta é que é a diferença. Não me diga que os animais não pensam, eles pensam. 

Mas no homem tornou-se uma estrutura muito complexa, e  o problema agora  é a forma de libertar-se dessa estrutura complexa e usá-la apenas como um instrumento para funcionar neste mundo - não tem outro uso  - ele tem apenas um valor contingente, para comunicar alguma coisa, para funcionar no mundo do trabalho - "Onde é a estação ferroviária? Onde posso obter tomates? Onde está o mercado?" - Isso é tudo. 

Deve servir apenas para suprir as necessidades básicas - alimentos, roupas e abrigo - Usar esta estrutura complexa para qualquer outra finalidade, é aí onde o seu auto-engano começa, e não há fim para o seu auto-engano aí. Então, todo esse pensamento não deveria ter nenhuma outra utilidade.


Pensar é desnecessário, exceto para se comunicar com alguém. Por que eu tenho de comunicar comigo mesmo o tempo todo? Para quê? "Estou feliz", "Eu sou infeliz", "Eu sou miserável", "Isso é um microfone", "Este é um homem", "Ele é alguma coisa" -  por que estamos fazendo isso? Todo mundo está falando para si mesmo - só quando  começa a falar em voz alta (consigo mesmo) é que as pessoas decidem colocá-lo no hospital psiquiátrico. 

Fonte: "Mística da Iluminação" - UG Krishnamurti em: http://www.well.com/~jct/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.