terça-feira, 24 de setembro de 2013

QUEM DISSE QUE NO NORDESTE BRASILEIRO NÃO TEM CASTELOS?


 http://estradasecaminhos.blogspot.com.br/2011_10_01_archive.html

 De repente você avista um castelo erguido no alto da serra ao lado de uma estrada que corta as terras de Sitio Novo, uma região pobre nos limites do agreste e do sertão do Rio Grande do Norte a 104 km de Natal. E lá está no alto da serra dos Tapuias, quase 400 metros acima do nível do mar, lembrando de longe os velhos castelos das montanhas da Europa: um castelo feito de pedra e cal, fruto dos sonhos e do ideal de Zé do Monte que é a grande atração no alto da Serra dos Tapuias. 

http://estradasecaminhos.blogspot.com.br/2011_10_01_archive.html


É considerado um cartão postal do Município pela sua beleza exuberante que contrasta  com a paisagem das serras entres as quais ele está situado.
A construção feita de pedra e cal construído por um aposentado que dá seu próprio nome à sua obra que afirma ter recebido instruções de Nossa Senhora para erguê-lo, levou mais de 20 anos para fica pronta e é inspirada em uma arquitetura mourisca 

 Contrastando com a simplicidade das casas da cidade de Sítio Novo, o castelo é um sonho maravilhoso de um homem de hábitos simples chamado José Antônio Barreto ou Zé do Monte. Com a sua fala mansa, poucas palavras e gestos pausados, Zé do Monte explica que todo o seu trabalho é fruto de uma aparição de Nossa Senhora, que lhe incumbiu da missão de construir 13 castelos. Por isso, ele construiu seus 13 castelos, quase como numa peregrinação, em todos os estados do Nordeste pelo menos um foi edificado, com exceção do Maranhão e de Sergipe. 

De longe, o castelo confunde. A grandiosidade e a suntuosidade que se imagina existir dá lugar a uma construção 
rústica, na base da pedra, do cimento, do tijolo e da cal. Ao contrário dos castelos europeus, não existe piso em mármore, peças em ouro e nem ilustres brasões de famílias. No castelo da Serra dos Tapuias há algo mais valioso, a vontade de cumprir uma promessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.