segunda-feira, 19 de agosto de 2013

UM ELEMENTO ESSENCIAL DA EXPERIÊNCIA ZEN

http://energymuse.wordpress.com/2012/07/18/last-day-of-our-facebook-contest-with-prana/

O fato de que a percepção não distorcida e não-cerebral da realidade constitui um elemento essencial da experiência Zen é expressado muito claramente na história que conta a conversa de um mestre com um monge:
“Você faz algum esforço para tornar-se disciplinado na verdade?”
“Sim.”
“Como você se exercita nisso?”
“Quando tenho fome, eu como; quando estou cansado, eu durmo”.
“Isto é o que todo mundo faz; podemos dizer então que todos estão fazendo o mesmo exercício?”
“Não.”
“Por quê?”
“Porque, quando eles comem, eles não comem, mas estão pensando em várias outras coisas, e assim permitindo-se ficar perturbados; quando eles dormem, eles não dormem, mas sonham com mil e uma coisas. É por isso que eles não são como eu.”

Fonte: D.T. Suzuki, “Introduction to Zen Buddhism”, p. 86.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.