sábado, 22 de junho de 2013

BUTÃO PRIMEIRO PAÍS DO MUNDO COM SUA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS TOTALMENTE ORGÂNICA

Butão, o primeiro país do mundo, com 100% de sua agricultura ecológica1
Comunicação ambiente sustentabilidade
Embora esta decisão implica que os agricultores neste pequeno reino do Himalaia, com cerca de 1,2 milhões de habitantes, podem crescer menos.

Por ECOticias.com
Ao Navegar na net, encontramos esta curiosa notícia sobre o Butão, um país localizado na parte leste do Himalaia, entre a Índia e a China. Este país estabeleceu a meta de se tornar o primeiro país no mundo a ter 100% do sua agricultura completamente ecológica. Excluíram Pesticidas e herbicidas, hidrocarbonetos e passaram a usar os resíduos de seus próprios animais  para a produção de fertilizantes.
Embora esta decisão implica que os agricultores neste pequeno reino do Himalaia, com cerca de 1,2 milhões de habitantes, podem crescer menos, o governo espera  ir  expandindo devagar suas culturas de exportação  e produzir  grandes quantidades de alimentos de alta qualidade para países vizinhos como a Índia e a China.
A decisão de transformar o país em um produto 100% orgânico foi tomada por dois motivos:  há  uma razão filosófica e outra  prática. Segundo Gyamtsho, o ministro da agricultura e das florestas do país, "Nossa terra é montanhosa, de modo que quando usamos esses produtos químicos eles  não ficam restritos ao local, mas se estendem até a água e outras plantas de cultivo. Além disso, a maioria de nossas prática agrícolas atuais e agricultura tradicional já estavam   de alguma forma, praticando a agricultura orgânica ". A filosofia budista também influenciou na tomada desta decisão. Eles acreditam em viver em harmonia com a natureza e os animais, bem como o seu direito de  ser feliz.
"A conversão para a agricultura orgânica vai vir com o tempo", explica Gyamtsho mas sem pressa. "Não criamos uma data. Nós sabemos que não podemos fazê-lo amanhã iremos passo a passo, cultura após cultura. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.