sábado, 15 de junho de 2013

As casas vivas de Javier Senosiain

Javier Senosiain é um arquiteto mexicano conhecido expoente da arquitetura orgânica. Formado pela Faculdade de Arquitetura da UNAM em 1972. Desenvolve uma arquitetura de acordo com o ambiente em que está definido. 

"A arquitetura que desenvolve, é a chamada Bioarquitectura, que é o resultado da pesquisa para criar espaços adaptados ao homem, semelhante ao útero ou  mesmo a tocas de animais, proporcionando a harmonia entre o homem, a natureza e suas necessidades físicas e psicológicas.
A este respeito, uma vez  Senosiain comentou que "o homem não deve separar-se de seus instintos mais primitivos, o seu ser biológico. Você deve lembrar que ele vem de um princípio natural e que a busca de sua residência não pode ser separada de suas raízes, ou seja, deve evitar que seu habitat seja anti-natural ".
* Nautilus, Naucalpan, Estado de México, 2007.   Aqui  a planta é uma espiral, que foi adequando-se ao terreno, para cujo traçado se fez uma espiral logarítmica. O trabalho sobre maquete gerou muitas mudanças até encontrar o volume que pedia a construção. 
Espaço harmônico tridimensional onde se percebe a dinâmica contínua  da quarta dimensão, ao transitar em espiral sobre as escadas, com a sensação de flutuar sobre a vegetação. Sobe a escada em espiral continua pelo vestíbulo, passa pela sala de TV abrigada pela barriga do crustáceo. Subindo pela escada em espiral você chega ao estúdio onde observa a paisagem montanhosa.. Na parte traseira posterior fica a zona íntima e de serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.