quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

WALDEN FATO E FICÇÃO

Foto por Ernie Seckinger


Thoreau não quis escrever seu romance Walden com base em uma ficção, criou as condições para experimentar tudo que precisava para escrever seu livro. Esta vivência veio corroborar muitas de suas ideias a respeito da solidão e do silêncio como uma necessidade da alma humana. Entretanto, na época em que ele escreveu, pouca gente o entendeu, realmente.

Só muito mais tarde o valor de seu trabalho foi reconhecido e hoje é tido como precursor de todos os movimentos de volta à natureza, de respeito por ela que hoje em dia são a base de todo movimento ecológico.



Walden; ou, A Vida nos Bosques é uma auto-biografia do afamado escritor transcendentalista Henry David Thoreau. A obra contém tanto uma declaração de independência pessoal, uma experiência social e uma viagem de descoberta espiritual, como também um manual para a auto-suficiência.

Publicado em 1854, Walden é um manifesto poético contra a civilização industrial, que então ganhava força nos Estados Unidos. Perante a intensificação da complexidade da vida social estadunidense, derivada do crescimento exponencial da industrialização e urbanização, 

Thoreau, insatisfeito com o modo de vida na sociedade e procurando eliminar o desperdício e a ilusão deste , propõe o retorno ao simples.
Assim sendo, inspirado pela filosofia do Confucionismo, em 1845 retira-se para a floresta, onde constrói pelas suas mãos os seus móveis e a sua própria casa, local onde começa a viver apenas com o mínimo necessário à sobrevivência e em intenso contato com a natureza. 

Porém, vive isolado da sociedade não como ermitão por objectivo, pelo que recebia visitas e também as fazia, mas sim com o propósito de obter uma maior compreensão da sociedade e de descobrir as verdadeiras necessidades essenciais da vida . 

Através da sua própria experiência que durou dois anos, Thoreau tanto pôde confirmar que uma vida simples e humilde é viável em termos financeiros, como também descobrir uma nova visão quase mística do Homem: em pleno contato com a natureza e com os livros.

Esta obra não somente relata a estadia do autor na floresta, e analisa e condena a sociedade capitalista do século XIX, mas também incita o espírito crítico genuíno do leitor e leva-o a uma reflexão profunda acerca dos modos de vida, propondo-lhe novas perspectivas sobre o conceito de Liberdade e o da própria Vida.

Walden tornou-se um dos livros mais célebres do autor e é utilizado como referência tanto para a Ecologia, como também para o movimento beat e hippie.

Cquote1.svgFui para os bosques viver de livre vontade,
Para sugar todo o tutano da vida…
Para aniquilar tudo o que não era vida,
E para, quando morrer, não descobrir que não vivi!
Cquote2.svg
— Thoreau


Interior da réplica da cabine de Thoreau
Réplica de Thoreau cabine 
no estacionamento Walden

Fotos por Amy Belding Brown

Alguns trechos de "WALDEN"


"Minha casa estava do lado de uma colina, imediatamente à beira do maior bosque de madeira, no meio de uma floresta de pinheiros jovens  e nogueiras. " Walden , capítulo 4 , "Sounds"



"Há em alguns homens a mesma aptidão para  construir a sua casa própria, que há em um pássaro para construir seu próprio ninho." - HD Thoreau, Walden , capítulo 1


Foto por Amy Belding Brown



"Como o clima esquentou [o gelo] não foi desgastado pela água, nem quebrado e flutuou fora como em rios, mas, apesar de ter sido completamente derretido por meia haste em uma largura sobre a terra, o meio era meramente colméia e saturado com água, de modo que você pode colocar o seu pé por ele quando seis centímetros de espessura, mas até a noite dia seguinte, talvez, depois de uma chuva quente seguido de neblina, que teriam desaparecido totalmente, todos tinham ido embora com o nevoeiro, zelosos de distância. " - 
Henry. D. Thoreau,Walden , capítulo 17   (meia haste é um 8,25 pés)

                                         Árvores ao longo da costa da Walden

Esta foto mostra o caminho ao longo da margem da lagoa. A entrada na distância parece ser a abertura de Cove Thoreau, onde a cabine de Henry foi localizado, embora haja um certo número de pequenas enseadas semelhantes em todo o tanque. 

Para andar na cidade, Henry teria seguido um caminho como este a partir de sua cabine para os trilhos do trem, depois seguiu as faixas em Concord. Caminho de hoje foi reconstruído há algum tempo, e é mais largo e mais plano, com cercas simples de ambos os lados para proteger as plantas, e degraus de pedra para o lago em vários lugares ao longo do caminho.




Uma vista da lagoa de Cliff Emerson



Cerca de metade da Walden Pond é mostrado aqui. A pequena enseada em toda a bacia e para a direita agora é chamado Cove Thoreau - a cabine de Henry fica apenas fora desta enseada. 

O trem passa na frente do tanque para a esquerda da área fotografada. A outra extremidade do reservatório inclui uma área de natação hoje.


As árvores têm crescido desde que esta foto foi tirada, e você não pode ver a lagoa tão facilmente a partir de hoje aqui. 


Site da cabine de Thoreau

 fotos do sítio da cabine no ano de 1908, aproximadamente.

O sitio da cabine foi maior do que a lagoa, e em uma pequena enseada, que é vista através das árvores nesta foto. A pilha de pedras foi para marcar o local original da cabine de Thoreau. Em 1945, o sítio real foi descoberto a poucos metros de distância, para a esquerda da área fotografada, e a pilha de pedras desde então tem crescido em um monte muito maior.

Em 1881, Walt Whitman visitou o local da cabine , e mais tarde escreveu: "Então,  passou mais de uma hora lá no local, em um bosque onde Thoreau teve sua casa solitária e que é agora apenas um monte de pedras, para marcar o lugar, eu também depositei uma pedra na pilha ".

Em 1883, e novamente em 1893, John Muir visitou Walden . Ele escreveu: "Não é de admirar que Thoreau viveu aqui há dois anos.  Eu poderia ter gostado de viver aqui 200 ou dois mil. Dista apenas cerca de um e meio ou dois quilômetros de Concord, um mero passeio, e como as pessoas devem encarar   Thoreau como um eremita por conta de sua estadia pouco deliciosa aqui, eu não posso adivinhar. "

Crédito das imagens :http://home.windstream.net/ernie.seckinger/ConcordPhotos/Waldenphotos.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.