sábado, 22 de dezembro de 2012

NOSSA MAIOR CONTRIBUIÇÃO PARA UMA VIDA SUSTENTÁVEL



Imagens google

Em primeiro lugar, devemos ser responsáveis por nós mesmos. Precisamos ser capazes de nutrir e sustentar nossas almas e valores. Como fazer isso? Assim como alimentamos nossos corpos com os nutrientes que vêm da comida, devemos buscar a fonte de nutrição da alma, que é Deus. 

Ao nos conectarmos com nós mesmos, e nos sentirmos satisfeitos e preenchidos, não vamos mais pensar em exigir algo em troca nos nossos relacionamentos. Passamos então a sustentar as relações que temos com outras pessoas. 

E essa mudança de consciência em relação aos outros vai se estendendo para todas as formas de vida. Hoje, os seres humanos pensam apenas no que podem retirar da natureza. Quando os relacionamentos se tornarem sustentáveis, também viveremos uma relação sustentável com o meio ambiente.

As relações estão em decadência no mundo todo. Isso acontece porque já não passamos mais tempo juntos com outras pessoas, cuidamos pouco dos outros e não temos mais compaixão. Com os valores como amor e compreensão em baixa, as famílias entram em colapso. 

Já as crises financeiras se devem muito à desonestidade e à ganância. Ou seja, uma crise de valores também é responsável por nossos problemas econômicos. Quanto à crise ambiental, trata-se do excesso de materialismo e ganância. 


O consumismo leva as pessoas a quererem mais e mais, o que leva à exploração dos recursos da Terra e à agressão e violência contra todas as formas de vida. E toda essa falta de valores está ligada à ausência de espiritualidade.


As pessoas não estão separando um tempo para nutrir seu ser espiritual. Então, podem até estar fazendo rituais religiosos, mas não estão se olhando bem a fundo, não estão se conectando com sua identidade espiritual. 


Elas ainda ficam muito conectadas com sua identidade física, que é uma identidade material. Por causa dessa desconexão com seus seres interiores, estão perdendo seus valores aí acontece a injustiça e o desequilíbrio.



Quando Nélson Mandela foi libertado da prisão,  duas coisas importantes aconteceram: tanto o apelo público para sua libertação foi um movimento importante, quanto a atitude de perdão que ele teve com aqueles que o prenderam.

 A independência da Índia, que marcou o fim do colonialismo foi também um momento decisivo, e teve em Gandhi seu principal responsável, pois ele realmente mobilizou muita gente no espírito de não violência. 

Isso foi um marco na história moderna, já que vários países da África e outros bem distantes da Índia lutaram por sua independência inspirados por Gandhi. O mapa do mundo mudou. 

Mas neste momento em que estamos vivendo, não acredito que a mudança venha apenas para alguns países: a mudança será global. Pois o problema do meio ambiente afeta a todos nós. Não é um problema que apenas um país apenas poderá resolver, é impossível. Então, será necessário o envolvimento de todos.


Autora: Jayapanti kirpalani
Fonte: http://casa.abril.com.br/materia/jayanti-kirpalani-a-sustentabilidade-comeca-nos-relaciomamentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.