sábado, 20 de outubro de 2012

UMA NOVA REALIDADE, UM NOVO PODER



"A plenitude supera a sombra ao absorvê-la. O mal e o malfeito já não estão isolados. Antes, mencionei que danificar o ecossistema é um exemplo de como o mau comportamento pode ser negado e varrido para debaixo do tapete. Porém, conforme a postura se modifica, descobrimos que o ecossistema está totalmente interligado. 
Os comportamentos de todas as pessoas afetam a todos. Não há parte alguma do planeta que possa ser isolada, como se fosse imune aos danos ecológicos causados por outras partes. A plenitude modifica toda nossa perspectiva. Agora, expanda a palavra "ecossistema", levando-a a um contexto mais abrangente. A plenitude tem de se expandir para levar em conta as leis que controlam a poluição, as batalhas sociais pelo aquecimento global, as atitudes pessoais quanto à reciclagem, chegando até a nossa forma de felicidade. 
Será que podemos continuar a ser felizes com um tipo de vida que está lentamente destruindo o mundo? Tudo o que você possa pensar engloba o ecossistema. Ele é a teia dos relacionamentos, nos quais todos temos papel atuante. Se você compreender a teia de relacionamentos como um local invisível onde tudo se une, começará a enxergar a plenitude onde um dia existiram divisões. 
No atual debate sobre o meio ambiente, dois caminhos permanecem abertos. Podemos continuar a negar o problema ou podemos encará-lo. O primeiro caminho é uma falsa solução, porque ele não resolve a culpa e o medo ocultos da destruição ecológica e dos futuros desastres. O segundo caminho elimina o medo e a culpa, da única maneira viável: resolvendo o problema que leva a essas emoções. 
 O mesmo se faz verdadeiro para a sombra. O problema pede uma abordagem holística para que seja resolvido. A negação é uma solução falsa. Se você reconhecer e abraçar sua sombra, na verdade, isso será reconfortante, pois a vida toda é reconfortante — isto é, a vida existe para sustentar a si mesma. Quando nos detemos no drama do bem versas o mal, impomos nossa perspectiva limitada. Afinal, mesmo quando alguém está cometendo um crime violento, ou indo para a guerra, ou vitimando outra pessoa, as células e os órgãos do malfeitor não param de funcionar. A lealdade do corpo é à vida, independentemente do quão conflitante a mente se torne."

FONTE: O EFEITO SOMBRA -  DEEPAK CHOPRA, DEBBIE FORD E MARIANNE WILLIAMSON
PAG.30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.