quinta-feira, 6 de setembro de 2012

MINI CARRO MOVIDO A AR COMPRIMIDO


carroconaire Índia: próximo ao mercado um mini carro que funciona com ar comprimido

Nova Deli -. Uma empresa bem conhecida na Índia anunciou que este ano vai começar a produzir um motor de carro capaz de rodar movido a ar.

Concebido pela empresa francesa Motor Development International e desenvolvido pela indiana Tata Motors, o revolucionário dispositivo usa ar comprimido para empurrar os pistões e fazer com que o veículo se mova.
O preço do carro ao qual está acoplado, chamado AirPod, seria cerca de oito mil dólares e é um modelo leve urbano, com um chassis tubular e com corpo de fibra de vidro. A velocidade máxima será no intervalo de 70 km por hora.
Para controlar as funções elétricas emprega um microprocessador, enquanto um pequeno transmissor de rádio envia instruções para o sistema de luzes e alguns outros dispositivos elétricos.
A temperatura do ar limpo expelido pelo tubo de escape variam entre zero e 15 graus abaixo de zero, o que pode ser utilizado para alimentar o sistema de condicionamento de ar no interior, sem gases ou de perda de potência. O desempenho do motor irá envolver um custo de menos de US $ 1,12 por 100 quilômetros, cerca de um décimo do que um carro convencional.
Graças à sua simplicidade e também dos custos mínimos de manutenção e troca de óleo, só precisa de um litro de óleo vegetal por 50 mil quilômetros.
As recargas de ar devem ser feita a cada 300 quilômetros, em estações de serviço adaptadas com compressores especiais.
A operação levaria apenas dois ou três minutos, a um preço médio de US $ 2,25. A recarga também pode ser feita em casa, usando o compressor a bordo, com a vantagem de que o proprietário pode dormir tranquilo, eles não vão gastar nada em combustível, porque esta, literalmente, vai ao ar.
Vantagens: sem emissões negativas, baixo consumo, baixo auto-custo.
A desvantagem seria você ter que gastar energia para comprimir o ar,  se este não for gerado a partir de uma fonte limpa e renovável. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.