domingo, 15 de julho de 2012

CLARÃO DIVINO - REVELAÇÃO


Fonte da imagem: http://aloualem.blogspot.com.br/2010/12/o-universo-consciente.html 


Há momentos de assombro à nossa disposição ao contemplarmos as estrelas, caminharmos por uma  floresta ou vermos as ondas chegarem à praia vinda de uma terra distante. Quando nos abrimos para ser transportados a um nível profundo em que a dimensão e a beleza da natureza domina nosso ego, podem surgir intensas percepções espirituais na profunda sensação de paz que se segue.

Esse potencial para despertar está sempre presente, como um rumor de fundo, quando somos assombrados pelo fantasma do nosso eu verdadeiro. Os gnósticos vivenciavam "o Eu dentro do eu" A revelação é o Eu revelado ao eu. Eis como Nic Haywood explica isso:
"Gnose: essa única centelha ou clarão divino que é a revelação. Eis a meta de todo aspirante. O dom de Deus que eleva o auxiliar a mestre, o cavaleiro a rei, o peregrino a santo ou o neófito a iniciado. É um momento que dura uma eternidade, no qual e depois do qual todas as coisas fazem um sentido perfeito. 
A harmonia torna-se visível, adquire-se o paladar, as origens de toda a matéria são percebidas, e o que era mutável torna-se fixo. O espírito tona-se substância, fixado para a eternidade. Essa é a "Pedra do Sábio", cuja centelha nada mais é do que o próprio reflexo nos olhos de Ísis, Mãe do Mar Eterno ou Fonte Eterna. A pessoa finalmente vê a si mesma no espelho que é a criação. 
Tornar-se iluminado é uma experiência que, quando chega o momento, constitui o dom mais lindo e divino de si para consigo mesmo. Nesse momento a palavra "Eu" ganha um significado  inteiramente novo, mas totalmente inesperado".

Cada um de nós já teve momentos que incorporam essa emoção. O psicólogo Abraham Maslow classifica esses instantes de "experiências de pico " ou " experiências culminantes" : vivências espontâneas de algo maior que nós mesmos.

Fonte: Por Dentro do Priorado de Sião - Robert Howells, ed. Planeta, p. 316/317

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.