domingo, 15 de julho de 2012

ALQUIMIA E PSICOLOGIA

Alquimia
Fonte da imagem: http://psiqueobjetiva.wordpress.com/2008/11/22/o-processo-alquimico-e-a-psicoterapia-junguiana/



A abordagem psicológica da alquimia é importante porque é a vivência mais prontamente compreensível e disponível da Grande Obra. A psicologia transpessoal em particular visa entender todas as vivências interiores, do trauma mais profundo até os píncaros do intenso sentimento religioso e, como descobriu Jung, esse processo é facilmente vinculado às ilustrações arcaicas da alquimia. 

Jung e seus seguidores, tais como Marie-Louise Von Franz, chegaram mesmo a fazer a afirmação ousada de que nós criamos o mundo ao nosso redor e atraímos aqueles que participam das nossas questões inconscientes.

A alquimia tradicional geralmente inclui uma etapa de "integração". A integração de todas as partes da psique é o trabalho dos psicólogos e uma aplicação da ciência da alquimia. 

À medida que progredimos no sentido da personalidade integrada, começamos a vivenciar sincronicidades, por meio das quais "a eficácia do eu aumenta", como observa Von Franz em Alchemical active imagination ( A alquimia e a imaginação ativa). A sincronicidade  exige que o indivíduo tenha alguma influência sobre o ambiente por meio da manipulação remota. Essa não é uma revelação trivial.

Na alquimia, a sincronicidade também pode ser chamada de "correspondência". Ela se equipara ao axioma hermético "assim como é em cima, é embaixo" e à ideia da peregrinação. Ter a atitude psicológica certa é um meio de promover a evolução do eu, desde que ela  se repita no mundo material.

Depois que a evolução do eu está terminada, é preciso o que Von Franz chama de "forma pura". Isso atrai outras formas puras do mundo material, como quando o espírito do indivíduo é puro e o espírito do objeto é puro - o ouro sendo considerado pelos alquimistas como o mais puro -, e assim os espíritos podem conversar. Espíritos semelhantes são atraídos entre si, criando sincronicidade.

A perfeição do ouro 'interior" e "exterior" deve ocorrer ao mesmo tempo e resulta tanto na "Pedra Filosofal" quanto na manifestação súbita e luminosa da Gnose ou Iluminação.

Fonte: Por Dentro do Priorado de Sião - Robert Howells, ed. planeta, p.313

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.