sexta-feira, 8 de junho de 2012

ECUMENISMO = PAZ PARA A HUMANIDADE







Não estou falando de ecumenismo no sentido em que a igreja divulgou quando realizou o seu concílio ecumênico.
Vamos começar pela sua origem etimológica.

A palavra ecumênico tem sua origem no vocábulo grego oikoumene.  Este, por sua vez, é derivado da palavra oikos, que significa casa, lugar onde se vive, espaço onde se desenvolve a vida doméstica, onde as pessoas têm um mínimo de bem-estar. 

No Novo Testamento, esta palavra é usada em várias ocasiões (ver Mateus 24.14; Lucas 2.1; 4.5; 21.26; Atos 11.28; Romanos 10.18; Hebreus 1.6; 2.5; e Apocalipse 12.9, para se referir ao" mundo inteiro", a "toda a humanidade", e, também ao "mundo vindouro" .

Podemos pois tomar  os termos ecumênico/ecumenismo como referência a Universal, geral, coletivo, ilimitado, total, aquilo que reúne fiéis de credos diferentes. Quando se fala hoje que algo é ecumênico, seu significado quer abranger a toda espécie humana, em sentido universal. Esta universalidade engloba pelo menos as seguintes dimensões: 


geográfica (se estende a todos os lugares e recantos da terra);
cultural (envolve os povos de diversas culturas ou modos de viver);
política (considera todos os povos, independentemente do sistema político em que vivam);
de gênero (supera as discriminações de gênero ou identidade sexual);
social (supera as discriminações sociais e de classe);
racial (supera as discriminações raciais ou as decorrentes da cor da pele).

Em seu significado especificamente religioso, o termo ecumênico veio a representar a unidade da igreja de Cristo que vai além das diferenças geográficas, culturais e políticas entre as diversas igrejas.

Em Brasília existe um templo ecumênico, que congrega adeptos de várias crenças.

Eu vou mais além e prefiro dar ao termo ecumenismo ou ecumênico ao fato de todos respeitarem a crença de todos sejam eles cristãos, budistas, cabalistas, espíritas, umbandistas e daí por diante, pois seria muito longa a lista de crenças de toda a humanidade.

Poderia também significar, dentro de meu ponto de vista que "um deixa de ser um e passa a ser com o outro. Ou seja uma diversidade dentro da Unidade. Entretanto, como espera ser sua religião para com outra de fé e base espiritual diferente? Quem cede?" No ecumenismo não é necessário ceder e sim respeitar. Ou seja, ecumenismo não tem relação com ceder, mas com buscar pontos em comum onde se fala a mesma linguagem!

E, passa também pelo  respeito à religião alheia. Ecumênico é quele que sabe que a verdade pode ter muitas faces, assim como Deus pode ter muitas formas de se manifestar. O que está causando tanto mal ao mundo é justamente a falta de compreensão e tolerância com os costumes e formas de crença de culturas que não são as nossas!

Buscar pontos em comum eu chamaria de Universalismo e respeitar as diferentes formas de culto eu chamaria de Ecumenismo.

No Rig Veda escrito faz mais de 5.000 anos está escrito:

A Verdade é uma só, mas o Sábio a vê como muitas.

O principio do ecumenismo como eu o entendo, é a Existência de um Deus Único e Pai de todos, mas os filhos deste Pai sentem, pensam, e cultuam de um modo diferente.

Ninguem precisa ceder ao credo do outro. Eu posso ser, por exemplo, espiritualista e respeitar meu irmão católico, espírita, evangélico,  umbandista ou budista e assim por diante.

É por este motivo que sou tão eclética em minhas postagens, para mim não tem importância a origem e sim o conteúdo daquilo que leio. Nas minhas leituras faço sempre uma pescaria, ou seja, vou separando e guardando para mim tudo aquilo que tem a ver com minha visão de mundo, minha forma de compreender Deus e o Universo.

O que importa é ser, eclético, crítico ao que se lê, e ecumênico e universalista no seu modo de viver e ser. Saber, que no fim das contas somos todos um, fomos todos criados à semelhança de Deus o qual é UNO.

No dia em que houver um entendimento semelhante ao que acabo de expor, acredito piamente que os conflitos e guerras não terão mais razão de existir.

É isto o que compreendo por ecumenismo.

Josélia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.