terça-feira, 29 de maio de 2012

PAIDEIA III

Platão



A posição do helenismo na educação humana deriva da sua percepção das leis profundas que regem a natureza humana e das quais derivam as normas que regem a vida dos indivíduos e a estrutura da sociedade. A mais alta obra de arte que o povo grego idealizou foi a criação do homem vivo, concebendo assim, a educação como um processo de construção consciente.


É neste sentido que Platão usou, metaforicamente, pela primeira vez, a palavra formação, aplicando - a à ação educadora. Sendo assim, um povo antropoplástico e antropocêntrico, seu princípio espiritual é o humanismo, significando a educação humana de acordo com o seu autêntico ser.


Esta Paideia aspira a um homem idealizado, convergindo para ela educadores, poetas, artistas e filósofos. Entretanto, este ideal não é uma forma abstrata, vazia, mas uma forma viva que se desenvolve no âmago de um povo e persiste através de mudanças históricas.


Os verdadeiros representantes da Paideia grega não são os artistas mudos - escultores, pintores, arquitetos, - mas os poetas e os músicos, os filósofos, os retóricos e os oradores ou seja, os homens de estado. Para os gregos, o legislador tem uma missão educadora bem próxima do músico e do poeta, são escultores que formam o homem vivo.


Durante o século V a.c., a medicina grega teve sua fase de maior desenvolvimento. Foi nessa medicina científica do século precedente que os sofistas e os filósofos como Platão e Aristóteles foram buscar seu conceito de natureza humana, significando uma totalidade, corpo e alma ou seja, natureza física, moral e social do homem. O século IV A. C. foi considerado  a época clássica da istória da Paideia. Neste século desenvolveram-se os  grandes sistemas de Paideia cujos expoentes foramPlatão, xenofonte, Isócrates, Demóstenes e Aristóteles. Nesta fase é a prosa que manifesta a atividade criadora.


Esta nova forma de literatura éexpressão de grandes e influentes escolas de Filosofia, ciência ou retórica, de movimentos políticos e éticos em que se concentram as aspirações de uma minoria consciente.


A vida intelectual neste século se desenvolve de acordo com um programa e visando um objetivo.


A Paideia é o fio condutor que dá unidade à filosofia, à ciência, à retórica, bem como aos representantes das atividades práticas como a economia, a guerra, a caça e as ciências especiais como a matemática, a medicina e as artes.


A Paidéia no sentido Socrático, converte-se na aspiração de uma ordenação filosófica consciente da vida Para este filósofo, a verdadeira essência da educação é dar ao homem condições para alcançar o fim autêntico de sua vida, o conhecimento do bem cuja tese é:


A virtude é o conhecimento dos verdadeiros valores e deve constituir a pedra angular da educação.


Com Platão, a história da Paideia passa a ser encarada como a morfologia genética das relações entre o homem e a "polis". Este é o fundo filosófico no qual se projeta a compreensão de sua obra. O sistema filosófico de Platão é uma Paideia que aspira a resolver, com a mais vasta ambição, o problema da educação do homem e apresenta como forma suprema de cultura, a filosofia e o conhecimento.


A sua obra de educador está animada do espírito educativo da socrática, que se não contenta em contemplar a essência das coisas mas quer criar o bem. Seus escritos culminaram em dois sistemas educacionais: "A República" e "As Leis".


A Paideia que tem início com Sócrates, se concretiza em Platão na busca do centro divino. Para Platão, o sintoma infalível da má formação de um povo são a existência de tribunais de justiça e de estabelecimentos de saúde.O desenvolvimento destas duas instituições é tudo menos o orgulho de uma civilização. Portanto, o objetivo do educador é fazer com que se tornem supérfluas dentro do Estado.


Platão denomina a Medicina de pedagogia das doenças. Para ele, o tratamento adequado apenas facilita a cura que deve ser feita pela natureza saudável.


A ficção platônica do "Estado Ideal" e do Homem Ideal, tem caráter paradigmático - é um modelo ético.


Em Platão a meta suprema da Paideia é o conhecimento da ideia do bem, a transformação e a purificação da alma para alcançar o Ser Supremo.


A política e a ética de Platão estáo decalcadas sobre a ci~encia médica grega, visto que o objeto da política tal com o da Medicina é a natureza humana (physis)


Embora a história não tenha dado tempo a Platão para a consecução do seu objetivo, ele e seus pares, acabaram por serem os criadores da filosofia e da ciência ocidental e a vanguarda da religião universal, o cristianismo.


Foi sob esta égide que a Grécia conquistou espiritualmente o mundo. A filosofia, a ciência e a retórica gregas foram as formas pelas quais se perpetuou o que de verdadeiramente imortal existiu na criação dos gregos. Sua civilização morreu apenas no seu aspecto material da existência mas seu espírito permanece até hoje.


Aqui termino este resumo sobre formação do Povo grego, a qual herdamos alguma coisa através do cristianismo.


Quero ressaltar aqui a parte do pensamento de Platão que me parece muito aplicável aos dias atuais:


"O sintoma infalível da má formação de um povo são a existência de tribunais de justiça e de estabelecimentos de saúde.O desenvolvimento destas duas instituições é tudo menos o orgulho de uma civilização. Portanto, o objetivo do educador é fazer com que se tornem supérfluas dentro do Estado."

Infelizmente, é este o sintoma escancarado da civilização globalizada atual. 


Tem remédio? Não tenho certeza. Mas me parece que poderíamos começar por uma formação excelente para os professores e um salário que lhes proporcionasse uma vida digna. Quem sabe se os jovens discípulos desses novos educadores não teriam capacidade para mudar o estado atual da civilização?

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