terça-feira, 27 de março de 2012

PSICOLOGIA INTEGRAL (Ken Wilber)





Psicologia Integral é o termo cunhado por Ken Wilber para denominar sua filosofia de vida, sua mística aos quais ele chegou depois de toda uma caminhada de estudos e vigências filosóficas, espirituais e místicas. 
Sua proposta é uma espécie de metodologia de vida para desenvolver e integrar todos os níveis de um ser. 

Segundo o filósofo/escritor/místico Ken Wilber, a pessoa necessita trabalhar nos 4 níveis do seu ser: o nível corporal, o mental, o espiritual e o da sombra. No nível corporal é importante usar práticas/exercícios corporais como Yoga, Tai chi chuan ou um outro método escolhido, sem esquecer uma dieta equilibrada. Sua proposta é uma espécie de metodologia de vida para desenvolver e integrar todos os níveis de um ser. 

No nível mental cultivar hábitos de boas leituras, estudo, assumir múltiplas perspectivas, cuidar da higiene mental tanto quanto da corporal (mens sana in corpore sano). 

No nível espiritual adotar práticas que contemplem este nvíel tais como, zen budismo, meditação transcendental, meditação vipássana, cabala ou outra prática mística de sua escolha ( em seus livros ele sugere práticas que desenvolveu para o seu modelo de vida integral.) 

E, finalmente, trabalhar no nível da sombra, através das várias terapias existentes tais como gestalt, cognitiva, interpessoal, trabalho com sonhos, psicanálise, terapia artística, entre outras.

Nesta visão integrativa, Wilber retoma o conceito grego de Kosmos, o qual inclue matéria, vida, mente, alma e espírito. Em sua proposta ele procura também se desligar do modelo dualista "ou ou" ou seja, para ser espiritualista não precisa deixar de usar o racionalismo, as duas formas podem ser integradas ou seja, ser espiritual e racional, ser cientista e religioso, ser uma essência que possui um ego.

Além do mais, o modelo integrativo considera a existência concomitante de três camadas no ser, que são vividas, transcendidas e integradas:

Uma camada pre-pessoal onde existem uma percepção constituida de natureza, instinto, corpo e uma compreensão mítico/mágica de mundo; uma camada pessoal, na qual foi desenvolvida uma percepção de si mesmo com base na existência de um ego que é religioso, intelectual e faz parte de uma cultura; uma camada transpessoal onde se percebe como um ser místico que possui intuição e faz parte de um Kosmos.

Assim, o homem, que começou sua trajetória como natural/instintivo/mítico/mágico, passou ao nível seguinte como um ser de cultura (ego/religioso/intelectual/cultural) agora está buscando atingir a próxima camada,  a transpessoal onde se tornará um ser kósmico que cuida do corpo porque ele é o veículo de expressão dos demais níveis, desenvolve sua mente porque também é um elemento importante em sua trajetória ascensional, aperfeiçoa sua alma (purificando e integrando sua sombra) e cultiva o seu espírito (através de uma prática mística).

Adotando esta trajetória, estará contribuindo não somente para a própria evolução como para a evolução do Kosmos, em direção à uma consciência da Unidade.


E aí, gostaram? Desejando aprofundar o tema podem fazer as seguintes leituras:

PSICOLOGIA INTEGRAL. Disponível em: territoriosdamente.blogspot.com/

RAYNSFORD, Ari. Sistema Operacional Integral de Ken Wilber. (Curso oferecido em
2009).

_______________. Quem é Ken Wilber. Disponível em: www.ariray.com.br, 2009.

WILBER, Ken. Psicologia Integral. Consciência, Espírito, Psicologia, Terapia. São Paulo: Cultrix, 2002.

_____________. A Visão Integral: uma introdução à revolucionária abordagem integral da vida, de Deus, do Universo e de tudo mais. São Paulo: Cultrix, 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.