quarta-feira, 28 de março de 2012

Perceber o Mundo como Uma Unidade


Arquivo: Alan Watts.jpg
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Alan_Watts.jpg



No passado o grande tabu foi o sexo, hoje, vivemos a época da liberação da sexualidade. Então, qual seria hoje o tabu de nossa sociedade ?  A pergunta tem razão de ser porque na sociedade sempre há algo que é reprimido, que não se reconhece, que é considerado tabu.

 Mas, voltando à questão inicial, hoje em dia, nós, integrantes do dito mundo civilizado, temos o sentimento de sermos solitários e visitantes muito temporários no Universo.


Alan Watts e outras pessoas ( não muitas), com as quais concordo, pelo menos até prova em contrário, acreditam que


"[...]não viemos a este mundo, 'viemos dele', como as folhas de uma árvore. Tal como o oceano produz ondas, o universo produz pessoas. Cada indivíduo é uma expressão de todo o reino da natureza, uma ação singular do universo total. Raramente este fato é (se é que alguma vez chegou a ser) sentido pela maioria dos indivíduos. Nem mesmo aqueles que conhecem a veracidade teórica deste fato conseguem senti-lo ou apreendê-lo, continuando a ter consciência de si próprios como 'egos' isolados, dentro de sacos de pele. [...]" {Alan Watts (1)}


Este modo de ver o mundo e a nós mesmos, como coisas separadas, predispõe a uma série de consequências:

1 - Ter uma atitude hostil para com o mundo "de fora". Nossa disposição é de conquista em vez de cooperação harmoniosa.
2 - Não temos senso comum, não há condições para dar um sentido ao mundo sobre o qual todos estejam de acordo.

A Hipótese Gaia  de James Lovelock, trata-se, também de uma subversão  do modo como o ocidental vê o mundo em que vive.


Alan Watts, fritjof Capra, James Lovelock, Lyn Margules, Arne Naess, Aldo Leopoldo, UG Krihsnamurti, entre outros, chegaram a esta visão do mundo como uma unidade, por diferentes caminhos, entretanto a nota comum a todos é o estudo da filosofia oriental, seja o Zen Budismo, o Vedanta ou outras formas de expressão religioso/filosófica do oriente.


Esta forma de perceber o Universo como uma unidade atualmente, está bastante difundida principalmente na Índia, povos indígenas, e muitos cientistas/filósofos e seus seguidores.


 Josélia Oliveira


Livro consultado:

Watts, Alan. Tabu - O que não o deixa saber quem você é ? Trad. de  Fernando de Castro Ferreira e Olavo de Cavalho. Editora Três. Edição especial de Planeta n. 52-A. 1966

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.