sábado, 28 de janeiro de 2012

Arcano/simbolismo


Fonte da imagem : http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/364294/gd/1251747631/descobri-meu-Arcano.jpg


Neste post vou transcrever um trecho do livro de G. O. Medes sobre o simbolismo da palavra Arcano.


No dizer deste estudioso e um dos mestres do Tarot, Um arcano pode ser expresso oralmente, mediante a escrita de uma linguagem comum, ou ainda, simbolizado. Os antigos centros iniciáticos utilizavam a terceira forma de transmissão, isto é, a simbólica.


 Podemos distinguir três tipos de simbolismo:
1. o simbolismo das cores, utilizado principalmente na iniciação da raça negra.
2. O simbolismo dos quadros e figuras geométricas, constituindo o acervo da raça vermelha.
3. O simbolismo dos números, característico da raça branca


A nós chegou o grandioso monumento do simbolismo das escolas egípcias em que os três tipos de apresentações simbólicas se juntam em um baralho, mas conhecido como "TARÕ DOS BOÊMIOS" e composto de 78 cartas coloridas. Estas cartas representam os chamados ARCANOS. Constam de 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores.


Cada carta, de um ou outro modo, corresponde um valor numérico. De acordo com a Tradição, essas figuras eram colocadas nas paredes de galerias subterrâneas, onde o neófito penetrava após ter passado por uma série completa de provas. O Tarô é considerado um esquema da cosmovisão dos Iniciados da antiguidade.


É certo de que cada povo tem sua própria visão do mundo expressa pelo seu idioma. Se ele faz uso da escrita, os elementos da linguagem são também apresentados no alfabeto.


Consequentemente, o Tarô pode ser considerado como um alfabeto iniciático. As cartas-lâminas representam as letras desse alfabeto. Os detalhes das lâminas e os matizes de suas cores, constituem comentários complementares a essas letras.


Os 22 arcanos maiores correspondem aos 22 hieróglifos do alfabeto hebraico. A cada letra deste alfabeto é atribuído um valor numérico definido e é nessa ordem numérica que vamos analisar os Arcanos, tendo em mente a divisa da raça branca: "tudo por número, medida e peso"


Livro transcrito, páginas 11 e 12,
MEBES, G. O. OS ARCANOS MAIORES DO TARÔ  Ed. Pensamento.São Paulo.s/data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.