quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Lynn Margulis foi fazer ciência em outras dimensões


Morreu, recentemente, no dia 22 de novembro/2011, Lynn Margulis. Margulis foi casada com o astrônomo Carl Sagan, um divulgador da ciência que ganhou fama mundial com seu programa de televisão "Cosmos", falecido em 1996 e era mãe do poeta Dorion Sagan que colaborou com ela em diversas publicações.

Margulis foi agraciada, durante sua vida como cientista, com vários prêmios importantes. Escreveu vários livros e seu trabalho científico mais importante foi a teoria da Endossimbiose. Seu texto "Simbiose na evolução da célula" (1981) é considerado um clássico da Biologia do século 20.

Entre os livros que escreveu o que mais me interessa é : Gaia - Uma  Teoria do Conhecimento, (escrito em co-autoria com James Lovelock) embora entenda que sem os estudos anteriores não poderia fundamentar de modo tão brilhante a Hipótese de Gaia, na qual começou a trabalhar em 1972.

Segundo a hipótese colocada nesta teoria, o meio ambiente mudou devido ao comportamento dos seres vivos que o habitam e à sua interação com o entorno, enquanto outras teorias falam de adaptação dos organismos a um ambiente determinado.

Lovelock sustentava que a Terra é um organismo vivo e Margulis especificou que  "a 'Biota'  terrestre - o agregado de toda a matéria viva do planeta - é habilitada para o crescimento e tem um metabolismo e uma interação química apropriada à manutenção da temperatura do planeta e para a composição atmosférica nos níveis desejáveis para a eclosão e a existência da vida na Terra".

A grande repercussão no noticiário e aproveitamento desta teoria pelos grupos holísticos e do movimento Nova Era, levou a várias distorções de sua teoria o que levou Margulis a protestar com toda a sua sabedoria e forças. Sua teoria do conhecimento sobre a natureza do planeta Terra não foi bem aceita pelos cientistas mais ortodoxos. Seu primeiro marido Carl Sagan passou por problema semelhante com relação à sua teoria sobre a inteligência extraterrestre.

Admiro seu trabalho no campo da teoria do conhecimento e o acho bastante plausível, e mais, admiro sua coragem em desafiar seus pares do mundo científico, se engajando neste trabalho da Teoria de Gaia, tão pouco ortodoxo.

Lynn Margulis ganhou vários prêmios científicos e entre eles, em 1982 foi eleita para a Nactional Academy of Sciences, em 1999, recebe a National Medal of Science atribuída pelo Presidente dos Estados Unidos,, Bill Clinton e, em 2009, recebeu a Darwin-Wallace Medal abribuída a cada 50 anos pela Linnean Society por "avanços significativos no estudo da história natural e evolução."

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/lynn_margulis
http://jornalinfinito.com.br/series.asp/cod=235
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/11/morre-nos-eua-biologa-lynn-margulis.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.