| Crédito desta foto : Tekst og foto: Petter Mejlænder / Coverfoto UTE: Sigurd Fandango |
Eu conheci Arne Naess através de citações de Fritjof Capra. Esta semana precisei fazer uma pesquisa sobre ecologia profunda em originais de Naess. Minha maior dificuldade foi que toda as suas publicações permanecem sem tradução para o inglês. Armada com a ferramenta: tradutor do Google, de que me vali e dos parcos conhecimentos de inglês que possuo, consegui penetrar nos fundamentos da filosofia de Naess, ou melhor, de sua ecosofia.
Fiquei maravilhada com sua estatura intelectual acompanhada de uma gigantesca coragem para a ação e capacidade de abrir mão de coisas que outros achariam muito importantes (ser professor de uma universidade importante) para ter liberdade suficiente para assumir seus posicionamentos radicais. Radicais sim, porque todos os pioneiros em mudanças de paradigma tem que enfrentar outro radicalismo que é o conhecimento ortodoxo vigente.
Embora eu não possua nem por uma muito distante aproximação, capacidade e coragem para assumir junto com outros ativistas um ideal semelhante ao dele, resolvi, pelo menos neste espaço do blog, assumir que concordo plenamente com as diretrizes de sua ecosofia e com aqueles que militam numa radical Ecologia Profunda.
Por que resolvi assumir esta posição ?
Entendi que atitudes superficiais da maioria dos movimentos ecológicos são completamente inócuas a longo prazo, estão longe de resolver a crise em suas raízes. Portanto, daqui pra frente, todas as minhas postagens serão carimbadas por esta postura ecosófica.
Este não é meu primeiro post sobre este tema, em 5/08/2011 fiz uma publicação que teve como fonte as informações da widipédia sobre Ecologia Profunda e que vocês poderão acessar como uma primeira introdução ao pensamento deste importantíssimo filósofo do século XX.
Provavelmente não farei postagens diárias, vou preferir preparar com bastante cuidado os artigos para que realmente possam contribuir de uma maneira menos superficial para a informação de todos os interessados no tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.