sábado, 15 de outubro de 2011

O ecologista São Francisco de Assis




 Que significa para mim ser franciscano? Ser franciscano é encontrar através da figura de São Francisco a porta pela qual se entra e se descobre o único Cristo verdadeiro, aquele que foi um artesão e camponês mediterrâneo, tão anônimo, que as crônicas da época, seja de Jerusalém, de Atenas e de Roma  sequer notificaram seu nascimento e sua morte. 


Era um pobre, considerado por seus familiares um louco (cf. Mc 3,21), que saiu pelos caminhos pedregosos da Palestina a pregar um sonho, o do Reino de Deus que é uma criação reconciliada com Deus, descoberto como Paizinho, na justiça, no amor, no cuidado de uns para com os outros e no perdão e que começa pelos pobres. 


Crucificado, ressuscitou, fazendo uma revolução dentro da evolução, mostrando que o fim da criação é o bom. Ressurreição é também uma insurreição contra um tipo de justiça que condena os inocentes.

Mas o que ensinou Francisco é encontrar Deus na criação. Ele com grande humildade se colocou ao pé de todos os seres. Confraternizou-se com as obscuras forças da Mãe Terra e com o briho benfazejo do Sol.


 Fez-se irmão das flores do campo, dos passarinhos, do vento, da chuva, das estrelas, do Sol e da Lua e até da morte. Por isso tratava a todos os seres com finura e cortesia. Seu mundo é cheio de magia, de encantamento e de música.

De São Francisco aprendi que não basta ser cristão. Temos que ser bons,  humanos, finos, sensíveis, amorosos e abraçar ternamente a cada criatura até o voraz irmão lobo de Gubbio.


 Então não vivemos num vale de lágrimas mas numa montanha de benaventuranças. Como nos recorda Gaston Bachelard, “não aparecemos como filhos e filhas da necessidade mas como filhos e filhas da alegria”.


 Trecho do artigo de Leonardo Boff : Releitura da Vida à Moda de um Cego pelos 70 anos de vida em:
http://www.leonardoboff.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.