quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Batendo na mesma tecla





Quanta insanidade!


Enquanto nos países desenvolvidos a tendência é remover o uso de agrotóxicos da agricultura, o Brasil segue na contramão. 


No ano passado bateu o recorde no consumo de agrotóxicos. Mais de um bilhão de litros de venenos foram jogados nas lavouras, de acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola. Assim, o país ocupa o primeiro lugar na lista de países consumidores desses venenos. Triste recorde.


Chamam estes venenos de defensivos agrícolas! Defesa de quem ? Do consumidor é que não é ! Da natureza, muito menos !


Da forma que está, o uso de agrotóxicos está deixando de ser uma questão relacionada especificamente à produção agrícola para se transformar em problema de saúde pública.


O impacto deletério não se limita à saúde do trabalhador e a população que mora próximo às plantações, porque o veneno se propaga no solo e nas águas, sem falar no produto agrícola que fica também contaminado. 


Os problemas de saúde vão desde intoxicações agudas e crônicas, má formação fetal de festantes, neoplasias, distúrbios endócrinos, neurológicos, cardíacos, pulmonares, respiratórios e outros.


Pesquisas realizadas nas áreas onde os agrotóxicos são utilizados têm comprovado esta realidade nefasta, no entanto, a proibição deste abuso, está longe de ser efetivada. O ser humano, quando se trata de satisfazer sua ganância, se torna verdadeiramente insano.


Sim, porque é insanidade achar que este veneno não vai atingir também quem está se beneficiando financeiramente com seu uso. No final, o feitiço vira contra o feiticeiro, mas, infelizmente alcança também toda a população do planeta.


Autora: Josélia Barbosa de Oliveira
Imagem: Google Images 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.