quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Uma proposta interessante : Fazer do nosso bairro um ecobairro !

BedZED (Beddington Zero Energy Development) é uma ecovila com cem casas no sul de Londres que usa técnicas de eficiência energética para criar uma “comunidade com emissão zero”.

Tenho, ultimamente, feito algumas postagens sobre ecovilas brasileiras.  Eu e muitas outras pessoas pertencemos a comunidades urbanas, os chamados bairros, de pequenas, médias e grandes cidades. Isto, entranto não deve ser um impedimento para vivermos de acordo com os princípios das ecovilas. Existe, em São Paulo, já em funcionamento, o projeto "Ecobairro" do qual transcrevo aqui as diretrizes.

Missão
Alicerçados nos princípios da Cultura de Paz, da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e inspirados nas experiências das Ecovilas, vamos semear nos bairros da cidade experiências vivas de sustentabilidade. As mudanças de consciência devem atingir os indivíduos, sua casa, seu bairro, sua cidade e o Planeta. Compartilhando nossa Visão de Mundo e Princípios  resgataremos uma vida em comunidade no bairro, fortalecendo o vínculo afetivo com o lugar e despertando o cuidado entre todos os seres. 

Visão
Em nosso meio urbano, surgem bairros sustentáveis, como fruto natural da consolidação do exercício da vida em comunidade, que cuidam de todos os seres, do meio ambiente e do Planeta. Formam-se assim, redes de cooperação onde a criatividade, harmonia e diversidade, inspiram nossas ações, num movimento contínuo de reconciliação, em que antigos saberes dão as mãos às mais novas descobertas científicas, apoiando a sustentação da vida.

Objetivo
Nosso objetivo maior é resgatar o bem-estar e o vínculo com o lugar em que moramos na cidade. Diz a sabedoria popular que “quem ama, cuida”. Se não conhecemos nosso bairro ou mesmo nossa rua, como poderemos cuidar deles? Da mesma forma, se não sabemos quem são nossos vizinhos, como poderemos pensar em soluções criativas para problemas que afetam a todos?

Por isso, a nossa intenção é formar agentes locais, capazes de construir seus próprios caminhos com autonomia, buscando o consenso nas decisões coletivas.

O ECOBAIRRO propõe-se a apoiar os moradores, ajudando-os a encontrar maneiras de praticar a sustentabilidade dentro e fora de suas casas. Afinal, o Planeta é a nossa Casa.
  • Identificar e articular diferentes atores sociais do bairro, estimulando-os em direção à cooperação e à sustentabilidade;
  • Identificar, com a comunidade, medidas que ajudarão a caminhar para a sustentabilidade, gerenciando (em conjunto) sua implementação;
  • Divulgar as experiências para fomentar outros locais;
  • Estabelecer parcerias.
Espiral
Aqui reunimos os fundadores do Ecobairro, que inclui o Projeto Mãe, Conselheiros, Coordenadores e “Nucleadores”, que tem por objetivo dinamizar, renovar, fortalecer e expandir os quatros elementos do Organismo Ecobairro.

Círculo
Para formar um Círculo Ecobairro é necessário ter um representante de cada Núcleo em seu bairro, compromissados em avançar nas ações, baseados nos Princípios e na Missão do Ecobairro.
    Núcleos
    Você pode criar um Núcleo reunindo pessoas no seu bairro que atuem nos segmentos correspondentes para implantar os Princípios e a Missão do Ecobairro.

    Institucional 
    O Ecobairro é um Programa Permanente do Instituto Roerich da Paz e Cultura do Brasil (www.roerich.org.br) , uma organização não-governamental, sem fins lucrativos que tem por objetivo a promoção da paz e cultura através da arte e educação, para proteção, promoção e preservação dos tesouros culturais e naturais.

    Com o apoio institucional das Nações Unidas em 2005, o Ecobairro tem um compromisso global com ações locais para consolidar a Cultura de Paz e a Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

    O organismo Ecobairro de acordo com o seu crescimento, poderá se transformar numa organização caso seja necessário tal formato.

    No Estado de São Paulo o Ecobairro está sob a responsabilidade da Associação Urusvati Mantenedora, organização que o Instituto Roerich da Paz e Cultura do Brasil nomeou como gestora do Programa.

    Vamos pensar nessa possibilidade ?

    Fonte : http://ecobairro.org.br/site/o_ecobairro.html

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.