Note a presença da ciclovia |
"Uma sociedade educada tem acesso à saúde, exige e apóia as decisões da comunidade, cuida e respeita os equipamentos públicos como um bem comum", defende o arquiteto colombiano Gustavo Restrepo
O Pedra Branca foi planejado para ser o modelo de estrutura para o futuro. No início, a área era apenas uma fazenda de 250 hectares que sofria com o crescimento urbano. A saída encontrada por Gomes foi transformá-la em um bairro inteiramente planejado. Nele, cada detalhe foi pensado visando o melhor aproveitamento dos recursos, redução do consumo e qualidade de vida.
Para atrair empresas para a região, Gomes doou uma parte do terreno para a instalação da Unisul. Deu certo, hoje existem 40 companhias na região, que geram 4.500 empregos. O bairro começou a tomar forma com a venda de lotes para construção de casas, que precisavam seguir um padrão que facilitasse a mobilidade a pé e de bicicleta.
A segunda fase do projeto, do herdeiro do grupo Portobello, é conhecido como new urbanism, pensamento que consiste em criar bairros mistos, que abriguem em sintonia residências, escritórios, comércios e áreas de lazer. Apenas um mês após o lançamento do projeto de edifícios, já haviam sido vendidos 70% dos apartamentos.
Os prédios que formam a primeira quadra construída no Pedra Branca, não são nada tradicionais. Em um mesmo prédio existem apartamentos de diversos tamanhos e destinados a atividades diferentes. Entre os 217 apartamentos espalhados pelas seis torres, existem residenciais com dois quartos, ou com quatro suítes, além de conjuntos comerciais e algumas lojas, espalhadas pelo piso térreo. Os valores variam de 200 mil a um milhão de reais.
As construções possuem sistema de reaproveitamento da água da chuva, geradores de energia solar, coleta de óleo de cozinha, tratamento de esgoto, uso de materiais reciclados e a iluminação das ruas é feita com lâmpadas de LED.
A expectativa é de que o bairro se torne uma espécie de mini cidade, composta por 47 quadras, que abriguem mais de dez mil apartamentos. Gomes pretende construir um hospital no bairro e atrair cada vez mais empresas. Esse tipo de estrutura consegue concentrar em um local pequeno, todos os itens necessários para uma vida confortável, por isso acaba sendo tão atrativo.
O empreendedor não deixou de considerar a questão social em seu projeto, por isso tem exercido um trabalho de capacitação profissional aos moradores das comunidades localizadas nos arredores do condomínio. Além disso, para que o bairro se torne inteiramente sustentável estão sendo trabalhadas metas de redução de consumo e desperdício.
Fontes:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1354241
http://www.cidadepedrabranca.com.br/
Google Images
Fontes:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1354241
http://www.cidadepedrabranca.com.br/
Google Images
Nenhum comentário:
Postar um comentário
seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.