Foto: Divulgação / Embrapa Clima Temperado / Página Rural
Os consumidores compram frutas e vegetais orgânicos porque eles pensam que são mais saborosos, mais nutritivos e, ao mesmo tempo, são ambientalmente mais ‘amigáveis’, muitas vezes pagando bem mais por estas qualidades adicionais dos produtos orgânicos.
E, de acordo com uma nova pesquisa [Fruit and Soil Quality of Organic and Conventional Strawberry Agroecosystems] os morangos orgânicos são, de fato, mais nutritivos e melhores para o solo e para o meio ambiente.
A descoberta é baseada em uma comparação detalhada de morango orgânico e convencional realizada em fazendas na região de Watsonville, Califórnia, EUA, onde 40% da safra californiana de morango é produzida. Uma equipe de ecólogos, químicos de alimentos, cientistas e outros especialistas analisou uma série de fatores antes de concluir que os frutos orgânicos foram superiores.
Os morangos orgânicos apresentaram maiores concentrações de antioxidantes, compostos fenólicos e vitamina C e permaneceram mais tempo sem apodrecer. A partir de analises de DNA os pesquisadores também concluíram que, no caso dos morangos orgânicos, o manejo orgânico do solo apresentou maior variedade de micróbios, um indício de que o ecossistema foi mais resiliente. Os resultados foram publicados na revista “PLoS One”.
Morangos orgânicos e produtos orgânicos são mais seguros e mais saudáveis do que os produtos convencionais, o que significa uma compensação clara aos seus custos mais elevados.
A pesquisa “Fruit and Soil Quality of Organic and Conventional Strawberry Agroecosystems“, publicada na PLoS ONE está disponível para acesso integral, no formato HTML. Para acessar a pesquisa clique aqui
Autor: Henrique Cortez
Fonte: Ecodebate
Nenhum comentário:
Postar um comentário
seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.