O agricultor e filósofo japonês Masanobu Fukuoka revolucionou a agricultura. Desde há 50 anos não lavra os seus campos, não tira as hervas daninhas, não poda as árvores, renuncia a herbicidas e adubos químicos.
Não semeia ordenadamente em filas mas lança as suas sementes ao largo. As suas colheitas são abundantes, a sua terra está em perfeito equilibrio, flora e fauna são diversificadas e exuberantes.
Na Somália ajudou agricultores de modo a que as suas terras queimadas voltassem a ser campos verdes. Na India, o seu método de fazer agricultura com os meios mais simples abriu novamente perspectivas aos agricultores mais pobres, seguindo desta forma o pensamento de Gandhi.
Em 1998, Masanobu Fukuoka, com a idade de 86 anos, recebeu o Prémio Magsasay (Prémio Nóbel da Paz no Extremo Oriente) para a sua contribuição para o bem da humanidade. Nos últimos 20 anos utilizou o seu método para florestar zonas deserticas.
Na Tailândia, nas Filipinas, na India e nalguns países africanos transformou pequenas regiões desertificadas em paiságens verdes, ricas em diversidade florestal. Em março de 98 começou na Grécia a primeira acção de reflorestação na Europa
Foi um dos pioneiros da agricultura sustentável inspirando os fundadores da permacultura, Bill Mollison e David Holmgren, publicou em inglês "AGRICULTURA NATURAL - Teoria e prática da filosofia verde" (195) e The Road Back to Nature: Regaining the Paradise Lost (1987) e sua obra mais conhecida A Revolução de Uma Palha - Uma introdução à agricultura selvagem.
Masanobu Fukuoka, se baseia numa natureza livre da interferência e intervenção humanas e propõe a recuperar a natureza da destruição causada pela ação dos homens. A forma como descreve não requer altos investimentos e proporciona aos agricultores mais tempo livre, além de ser mais lucrativa. Os livros interessam a agricultores preocupados com o uso crescente de produtos químicos em seus campos e também a todos que buscam uma alimentação saudável.
http://pt-br.protopia.wikia.com/wiki/Masanobu_Fukuoka
Nenhum comentário:
Postar um comentário
seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.