terça-feira, 21 de junho de 2011

Reserva Biológica da Serra Negra

REPRESENTANTE DA FAUNA LOCAL: MARACANÃ
VISÃO PANORÂMICA DA SERRA

GRUTAS TAMBÉM FAZEM PARTE DAS BELEZAS NAURAIS DO PARQUE

 A Reserva Biológica da Serra Negra é uma unidade de conservação brasileira, localizada no estado de  Pernambuco, entre os municípios de Tacaratu, Floresta e Inajá. É a mais antiga reserva biológica do Brasil, criada pelo Decreto nº 28348, de 7 de junho de 1950, com uma área de 1.100 ha e 5km de extensão. A responsabilidade da reserva é do ICMBio.

Habitada por índios, a região pertenceu à Casa da Torre. Posteriormente foi adquirida pelo capitão João Rodrigues de Moraes, no final do século XVIII. Em 1849, a serra foi o refúgio dos rebeldes da Revolta Praieira.

A reserva localiza-se às margens da estrada entre Ibimirim e Floresta, a 16 km da BR-110. Segundo a lei que rege as reservas biológicas, a visitação ao local não é permitida, só é autorizada para fins educativos e de pesquisa científica. Seu território encontra-se totalmente demarcado.

Sua altitude de 1065 metros e o clima tropical geraram uma mata tropical de altitude - o brejo de altitude, em contraste com a caatinga no seu entorno. Possui árvores com até 30 metros de altura, incomuns no sertão. Abriga espécies como árvores sucupira, maçaranduba, mameluco, pau-d'alho, barriguda, pau-louro, licuri (palmeira), ipê, pau-ferro, orquídeas e bromélias. Algumas novas espécies foram identificadas na reserva, como a Eugenia sp, da família da pitanga e goiaba, e a Bunchosia pernambucana, da família da acerola.

A fauna que habita a reserva consiste em grande diversidade de aves como a juriti-gemedeira e o maracanã, jacu, papagaios, além de várias espécies de mamíferos, como Caititu (porco-do-mato), gato-maracajá, cotias, veados, papagaios, tatus, macacos e onças, alguns ameaçados de extinção..

A fiscalização precária faz com que a entrada na reserva não tenha controle. Isto facilita a ação de caçadores, o lixo depositado pelos visitantes, a extração de mel, entre outras ameaças à preservação da reserva. O desmatamento em volta da reserva e o uso abusivo de agrotóxicos também representam ameaças. A falta de fiscalização também propicia outras atividades ilegais. A Polícia Federal já descobriu o plantio de maconha dentro da reserva.

Fontes: wikipedia e google images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.