sexta-feira, 20 de maio de 2011

O ambientalismo e suas crenças


Estamos acostumados a ouvir pessoas preocupadas com o aquecimento global, as catástrofes ambientais e a poluição de terra, ar e água, dizerem:  vamos salvar o planeta terra, o planeta está doente, etc. 

A preocupação com a preservação do ecossistema em que vivemos é muito importante, sim, mas não para a preservação da vida de Gaia. É muita pretensão do ser humano achar que suas atitudes egoistas, ambiciosas, irresponsáveis e inconsequentes poderão chegar a destruir a vida do planeta.

Que pode uma criatura vulnerável e pequena como o ser humano contra a VIDA?

 O fato é que toda esta problemática ambientalista está relacionada com a possibilidade  de que a espécie humana venha a causar a própria extinção,  dizimando também muitas espécies animais e vegetais e não com a destruição do planeta terra. 

Aliás, tudo leva a crer que nada que o homem possa fazer afetará, realmente, o planeta na escala geológica do tempo de milhões de anos.

Ao longo da historia do planeta muitas espécies surgiram e desapareceram na dependência de sua maior ou menor capacidade de adaptação às mudanças planetárias. Entretanto, a extinção
 da espécie humana está sendo acelerada pela depleção de boa parte dos ecossistemas que constituem a biosfera, essa fina e delicada camada que envolve o planeta.

Motivo de séria preocupação é a capacidade humana  de exacerbar a falha metabólica entre as sociedades humanas e a natureza que vem se aprofundando pela dependência de fontes fósseis de energia.

O foco do debate de desenvolvimento sustentável está na esperança de que a humanidade deixe de abreviar o prazo de sua inevitável extinção através da conservação da biocapacidade dos ecossistemas dos quais depende.

Num futuro próximo, em vista do seu comportamento suicida, a espécie humana poderá sair de cena mesmo sem ter havido uma catástrofe natural em escala planetária.  

O planeta, entretanto, seguirá sua trajetória de vida em escala de milhões de anos na qual continuarão a surgir e desaparecer espécies animais e vegetais, inclusive, talvez, outra espécie de seres conscientes mais compatível com a VIDA existente em GAIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.