O Green Man, Homme Vert, homem verde, se apresenta na tradição francesa oral e popular, sempre ligado à natureza. Ele aparece em vários contos da Gasconha pesquisados por Jean-François Bladé, notadamente nos contos que trazem este título: O Homem Verde.
Segundo informa Guilhaume Cazaux, o homem verde é o mestre dos pássaros e de todos os animais que voam. Ele aparece raramente aos humanos e se comporta com eles como as divindades do tipo silvestre (das florestas) neutros, desde que os respeitem. Em alguns contos a pele verde está associada a um olho de ciclope, uma particularidade que ainda não está explicada.
Ele também é empregado como motivo ornamental em arquitetura. Na Grã Bretanha orna igrejas e outras construções.
Sua forma se constitui de uma face de homem formada por folhas e ramos que podem conter flores e frutas que saem das cavidades da narina, da boca e orelhas.
Este símbolo tem origem e significados incertos, provavelmente pagão por conta de sua história muito antiga e sua conotação de divindade masculina ligada aos ciclos da natureza e ao renascimento da primavera. Remonta às tradições de culturas muito antigas.
Fonte: wikipedia
Amei o post, o blog e as imagens! Se puder me dizer de onde vem a quarta imagem, um link ou algo assim, ficarei muito grato! Beijos, boa sorte com o blog
ResponderExcluirObrigada por suas palavras Lipe. Estas imagens peguei do Google Images. Infelizmente não posso ser mais específica em relação ao seu pedido. Um abraço. josélia.
Excluir