Ecovilas são agrupamentos humanos que buscam a auto sustentabilidade e o baixo impacto ambiental . A ecocasa é um elemento fundamental para construção de assentamentos mais sustentáveis.
A descentralização de nossas necessidades é a solução para atingirmos mais facilmente este objetivo. A Ecovila é uma extensão da ecocasa, é um planejamento de ocupação de uma área onde irão morar várias famílias com um mínimo de impacto possível e com convivência social e trabalhos comunitários.
A ideia é criarmos vilas auto suficientes, gerando trabalho, conforto, vida social, saúde , educação, e com o mínimo impacto ambiental para isto.
Habitações auto sustentáveis são um paradigma da arquitetura do novo milênio, onde os assentamentos populares irão consumir menos energia elétrica, reciclar seu dejetos, economizar água com reciclagens de esgoto e captação de água de chuva.
Estas ecovilas terão áreas verdes em sistema agro florestais, que tanto servem para reflorestamento quanto para a preservação ambiental, para o lazer, como também para a produção de alimentos para os moradores.
O desenvolvimento habitacional hoje em dia provoca uma grande impacto ambiental ao mesmo tempo que sobrecarrega o sistema de fornecimento de produtos básicos municipais como o abastecimento de água, emissão de esgoto, lixo e consumo elétrico.
Se não adotarmos uma política de sustentabilidade em nossas cidades entraremos em constantes colapsos no sistema com necessidade de muito investimentos neste setor.
FONTE: http://www.ipemabrasil.org.br/ecovila2.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário
seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.