sábado, 23 de abril de 2011

Cooperação x Competição





A correlação do aquecimento global, dos desastres ambientais, das enchentes devastadores, dos furacões, da fome, da miséria e da violência, com as atitudes agressivas dos seres humanos entre si e destes para com o meio ambiente, faz parte da visão de mundo aceita por Naess, entre outros ecologistas, que concebem o mundo como uma teia de fenômenos essencialmente inter-relacionados e interdependentes. (Aveline, 1999)

A competição extremada e o comportamento destrutivo são observados apenas na espécie humana, enquato os demais seres vivem, geralmente, em estado de associação e cooperação. Esta forma de organização dos seres vivos é propícia à formação de ecossistemas que são totalidades integradas, cuja estrutura resulta da interdependência de suas partes que estabelecem vínculos de cooperação mútua onde suas relações  caracterizam-se por coexistência e interdependência. (Capra, 1990).

Capra afirma que { ...} "um organismo que pense unicamente em termos de sua própria sobrevivência, destruirá, invariavelmente, seu meio ambiente e, como estamos aprendendo por amarga experiência, acabará por destruir a si mesmo". {...} (Op.cit.)

O planeta Terra funciona como um ecossistema, então, defender um ambientalismo superficial que busca apenas o controle e a administração mais eficiente do meio ambiente natural em benefício do homem, se possível gerando muito lucro, por si só, não é o caminho apropriado para estabelecer as mudanças necessárias para a preservação da vida da espécie humana. Sua continuidade requer mudanças radicais na percepção do seu papel no ecossistema planetário.

Nesta visão da questão ambiental o homem tem toda a responsabilidade com relação ao desequilíbrio ora existente no ecossistema, uma vez que os seres humanos são os únicos conscientes e que agem de forma deliberada, por isso, possuem a possibilidade de alterar seu comportamento mudando atitudes e valores, a fim de reconquistar a consciência ecológica perdida. (Kung, H. 1993)
Autora: Josélia Oliveira

Referências bibliográficas.

AVELINE, C. C. A Vida Secreta da Natureza. 1999 Disponível em: http://pfilosofia.xpg.com.br/04_18_holismo/holismo006.htm Acesso em 02/agosto/2008.
CAPRA, F. O Ponto de Mutação. (Tradução de Álvaro Cabral) Cultrix, 1990. p.402-403.
_____________ Op. Cit. p.272-273
KÜNG, H. Projeto de Ética Mundial: Uma Moral Ecumênica em Vista da Sobrevivência Humana (Tradução Haroldo Reimer) E. Paulinas. 1992, p.52

"A natureza nos ensina o que as ciências da Terra e da vida já há muito nos estão dizendo: a lei básica do universo não é a competição, que divide e exclui, mas a cooperação, que soma e inclui. "
Leonardo Boff

2 comentários:

  1. Boa noite Josélia!
    Belíssimo texto!
    Realmente, ainda temos tempo para o despertar de consciências!
    Abraço
    Rita

    ResponderExcluir
  2. Boa noite pra você também, só hoje vi seu comentário tão estimulante, é somente porque ainda tenho fé e esperança no ser humano que continuo fazendo a minha parte. Obrigada por suas palavras.

    ResponderExcluir

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.