terça-feira, 29 de março de 2011

Hidrogênio: petróleo do futuro



ESTRUTURA DO HIDROGÊNIO

Poderá o elemento mais abundante do universo ficar ausente na política energética dos EUA? As empresas automotivas e de energia estão despejando centenas de milhões de dólares no desenvolvimento de células de combustível de hidrogênio para equipamentos eletrônicos portáteis, sistemas estacionários de energia e veículos a motor. 

A tecnologia do hidrogênio e de células de combustível poderá redirecionar o sistema energético global tão profundamente quanto a descoberta do petróleo e a invenção do motor de combustão interna, mais de um século atrás.

Enquanto os Estados Unidos cortam quase metade de seu  orçamento de pesquisa de hidrogênio, montadoras alemãs e japonesas e as empresas de energia, como nas corridas tecnológicas anteriores,  estão liderando a corrida do hidrogênio/célula de combustível.

Neste contexto,  Detroit e Houston estão ficando para trás. Preservar a dependência no petróleo e deixar de preparar o terreno para um sistema de energia e transporte baseado no hidrogênio, enfraquecerá gravemente a segurança energética e diversidade nacional, reduzindo a competitividade das empresas norte-americanas nos ferozes mercados automotivos e energéticos.


Tendências Globais no Consumo de Energia (1990-2000)
Fonte      /         Taxa Média de Crescimento Anual
Eólica...................................25,1%
Solar fotovoltaica...................20,1%
Gás Natural.............................1,6%
Petróleo..................................1,2%
Nuclear...................................0,6%
Carvão...................................-1,0%

A tendência de crescimento está a favor das energias solar e eólica.

Fonte: http://www.ipemabrasil.org.br/eneria2001.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.