segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O ESTADO DE FELICIDADE


Imagem Google


O estado de felicidade está associado ao fluir, ou seja: estado de equilíbrio entre o indivíduo, a vida e todos os seus afazeres. Para atingir este estado de "fluir" devem ser observados oito princípios norteadores desta experiência:

1. Clareza de objetivos: o que quero realizar?
2. Retornos imediatos: Este ato pode me aproximar dos meus objetivos ou não?
3. Combinar desafios da atividade com talentos da pessoa:  o que tem que ser feito está em equilíbrio com o que eu posso fazer?

4. Foco: minha atenção converge ou dispersa durante esta atividade?
5. Estar aqui/agora: consigo me desconectar dos problemas do cotidiano, do apego ao passado e da ansiedade frente ao futuro para estar inteiro nesta atividade?

6. Sentir o controle da vida: Sinto-me constantemente aprendendo, crescendo, enfim, desenvolvendo todo o meu potencial?
7. Transcender a si mesmo: Sinto-me parte integrante de um todo harmonioso ou me sinto vulnerável e preocupado em demasia com o que as pessoas pensam de mim?

8. Transcendendo o tempo: Sinto prazer com o que faço a ponto de perder a noção do tempo?

Felicidade: Estado permanente de mudança.
Dificuldade: Cristalização e apego aos momentos fugidios experienciados.

Autor: Mihaly Csikszentmihalyi

Um comentário:

  1. Aceitar as mudanças que ocorrem em nossa vida é também um dos passo para viver em estado de felicidade

    ResponderExcluir

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.