sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

FELIZ ANO NOVO


OS ANIMAIS TAMBÉM PENSAM!

Imagem google
Você não é diferente do animal - você não quer aceitar o fato. A única diferença é que você pensa. O pensamento existe no animal também, mas tornou-se muito complexo no caso do homem - esta é que é a diferença. Não me diga que os animais não pensam, eles pensam. 

Mas no homem tornou-se uma estrutura muito complexa, e  o problema agora  é a forma de libertar-se dessa estrutura complexa e usá-la apenas como um instrumento para funcionar neste mundo - não tem outro uso  - ele tem apenas um valor contingente, para comunicar alguma coisa, para funcionar no mundo do trabalho - "Onde é a estação ferroviária? Onde posso obter tomates? Onde está o mercado?" - Isso é tudo. 

Deve servir apenas para suprir as necessidades básicas - alimentos, roupas e abrigo - Usar esta estrutura complexa para qualquer outra finalidade, é aí onde o seu auto-engano começa, e não há fim para o seu auto-engano aí. Então, todo esse pensamento não deveria ter nenhuma outra utilidade.


Pensar é desnecessário, exceto para se comunicar com alguém. Por que eu tenho de comunicar comigo mesmo o tempo todo? Para quê? "Estou feliz", "Eu sou infeliz", "Eu sou miserável", "Isso é um microfone", "Este é um homem", "Ele é alguma coisa" -  por que estamos fazendo isso? Todo mundo está falando para si mesmo - só quando  começa a falar em voz alta (consigo mesmo) é que as pessoas decidem colocá-lo no hospital psiquiátrico. 

Fonte: "Mística da Iluminação" - UG Krishnamurti em: http://www.well.com/~jct/

Desejo de transformação ou de continuidade? Palavras de UG

Imagem google

Se você continuar tentando suprimir o passado, tentando viver no que chamam "o presente", isso vai deixar você louco. Você está tentando controlar algo sobre o qual você não tem controle. Não é  possível controlar o pensamento, sem se tornar neurótico, pois não é apenas o seu passado  pessoal, mesquinho que está no caminho, mas todo o passado da humanidade, toda a memória de cada ser humano, toda forma de vida, e toda forma de existência. 

Não é uma coisa tão simples, fácil de fazer. Se você tentar controlar o fluxo natural do rio através de todos esses meios artificiais - a construção de uma barragem, por assim dizer - você vai inundar e destruir a coisa toda. É por isso que você encontra pensamentos brotando dentro de você, apesar de seus esforços para controlar, observar e estar ciente deles. 

Uma vez que isto é compreendido, então você para de se preocupar se os pensamentos estão lá ou não. Quando há uma necessidade real da função do  pensamento, ele vai estar lá, quando não há necessidade de pensar, a função, não está lá. Você nem mesmo sabe, e não têm nenhuma maneira de descobrir, se você está pensando ou não. 

Sua utilização constante de pensamento para dar continuidade a sua auto separação é você. Não há nada lá dentro de você. O que vocês chamam de "você" não é nada mais do que a continuidade do pensamento. Se essa continuidade artificial não está lá,  você não estará. O "você" só quer funcionar para chegar em um nível diferente, "superior", e não para chegar a um fim. 

Você quer ser transformado, para se tornar algo mais, enquanto continua. A única maneira de poder fazer isso é adicionar mais e mais experiências para aquelas que já acumulou.

única maneira de adicionar mais e mais conhecimento e experiência é perguntar-se incessantemente a pergunta sem sentido " Como vou viver?" Se alguém lhe disser que a continuidade do conhecimento e experiência devem chegar a um fim, você pergunta, "Como?", e então estarão de volta na mesma armadilha. Você está apenas pedindo para ter mais do mesmo tipo de conhecimento.

As pessoas estão olhando para a iluminação.Você diz que você não está, mas dá no mesmo. Se você quer um carro novo ou simples paz de espírito, ainda é uma busca dolorosa. Os líderes seculares irão dizer-lhe uma forma, os homens santos dirão de outra maneira. Não faz diferença: enquanto você estiver procurando por paz de espírito, você vai ter uma mente atormentada. Se você tentar não procurar, ou se você continuar a pesquisar, você vai continuar do mesmo jeito. Você tem que parar . Mas você não para de procurar porque tal ato seria o fim de você.

Você está perdido em uma selva, e você não tem nenhuma maneira de encontrar o seu caminho para fora. A noite está se aproximando rapidamente, os animais selvagens estão lá, incluindo as cobras, e ainda você está perdido. O que você faz nessa situação? Você acabou de parar. Você não se move ....

Enquanto houver essa esperança de que você pode de alguma forma ou de outra sair da selva, você vai continuar o que está fazendo - a pesquisa - e portanto você vai continuar a se sentir perdido. Você está perdido só porque você está procurando. Você não tem nenhuma maneira de encontrar seu caminho para fora da selva.

Você ainda espera que algo aconteça. Essa expectativa é parte do problema. É por isso que você continua com essas perguntas. Suas expectativas são parte de seu desejo de mudar tudo. Nada precisa mudar, você tem de aceitar a vida como ela é. É através de uma "mudança" que você espera nascer de novo. 

Para que diabos você deseja isto? Esta vida é o suficiente. Não há paz nesta vida, há falta de felicidade, para que esperar até sua próxima vida para ser feliz?. Não vale a pena.Você pode muito bem não nascer de novo. Afinal de contas, é apenas uma teoria esperançosa para você. Você pode muito bem descobrir por si mesmo se é possível  estar em paz com você mesmo agora .

Você quer tantas coisas, e eu não estou em uma posição para ajudá-lo a conseguir qualquer uma delas. Além do mais, não está claro o que você realmente quer. Quando aquilo que você quer é plenamente reconhecido, então você deve saber como obter o que deseja. E quer você obtenha ou não, isso é tudo. Então não se incomode separando seus objetivos em os que estão mais para o baixo e o que é sublime. Você tem feito isso a vida toda e não conseguiu resolver a questão

Tudo o que posso lhe garantir é que, enquanto você está em busca de felicidade, você permanecerá infeliz. Este é um fato. A sociedade é tão organizada e complexa que você não tem outra maneira de sobreviver a não ser aceitar o modo de vida ao seu redor da forma em que está  organizado, juntamente com as limitações que coloca a todos nós. 

Todos nós devemos aceitar a realidade da sociedade, quer queiramos ou não. Mas isso não é o que estamos falando. O que estamos falando é totalmente diferente. Todos os seus relacionamentos, conhecimentos e experiências, todas as suas emoções e sentimentos, todo esse romantismo, pertence inteiramente a sociedade, não a você. Você não é uma pessoa original, vocês são pessoas de segunda mão..

Somente quando você estiver livre de tudo que cada homem e mulher pensou e sentiu antes de você,  se tornará um indivíduo. Tal indivíduo não vai sair por aí tentando destruir tudo o que pertence à sociedade. Ele não está em conflito com a sociedade. Ele nunca iria derrubar os templos e instituições ou queimar livros e tudo que os homens têm feito com muito cuidado. Ele não seria um rebelde. 

Todo o conhecimento, experiência e sofrimento acumulado da humanidade está dentro de você. Você deve construir uma enorme fogueira dentro de você. Então você vai se tornar um indivíduo. Não há outro caminho. A sociedade é construída sobre uma base de conflito, e você é a sociedade. 

Portanto, você deve estar sempre em conflito com a sociedade. O indivíduo real, aquele que está livre da tradição e do conhecimento acumulado da humanidade, é, necessariamente, uma ameaça para a sociedade. A sociedade, da qual você faz parte, não pode ser diferente do que você é. Então pare de tentar salvá-la ou alterá-la. Você não pode fazê-lo.

Fonte: trecho de "A Mente é um Mito" - UG Krishnamurti em: http://www.well.com/~jct/