terça-feira, 6 de novembro de 2012

PARA OS MOMENTOS DE CONTEMPLAÇÃO



A MÚSICA E AS IMAGENS DESTES VÍDEOS CONVIDAM À CONTEMPLAÇÃO DA NATUREZA SEMPRE EM TRANSFORMAÇÃO. NA NATUREZA, NADA JAMAIS ESTÁ PARADO, ESTAGNADO, NEM QUANDO A MORTE ESTÁ PRESENTE, AÍ É QUE AS TRANSFORMAÇÕES ESTÃO MAIS ATIVAS AINDA.




PRINCÍPIOS DE ÉTICA INDÍGENA

http://trilhandoocaminhoespiritual.blogspot.com.br/2010/08/o-segredo-dos-indios-norte-americanos.html

 1. Levante com o Sol para orar. Ore sozinho. Ore com freqüência.
    O Grande Espírito o escutará se você, ao menos, falar.

    2. Seja tolerante com aqueles que estão perdidos no caminho. A ignorância, o  convencimento, a raiva, o ciúme e a avareza, originam-se de uma alma perdida.
    Ore para que eles encontrem o caminho do Grande Espírito.

    3. Procure conhecer-se, por si próprio. Não permita que outros façam seu caminho por  você. É sua estrada, e somente sua. Outros podem andar ao seu lado, mas ninguém pode  andar por você.

    4. Trate os convidados em seu lar com muita consideração. Sirva-os o melhor alimento, a  melhor cama e trate-os com respeito e honra.

    5. Não tome o que não é seu. Seja de uma pessoa, da comunidade, da natureza, ou da  cultura. Se não foi ganhado nem foi dado, não é seu.

    6. Respeite todas as coisas que foram colocadas sobre a Terra. Sejam elas pessoas,  plantas ou animais.

    7. Respeite os pensamentos, desejos e palavras das pessoas. Nunca interrompa os outros  nem ridicularize, nem rudemente os imite. Permita a cada pessoa o direito da expressão pessoal.

    8. Nunca fale dos outros de uma maneira má. A energia negativa que você colocar para fora no universo, voltará multiplicada  a você.

    9. Todas as pessoas cometem erros. E todos os erros podem ser perdoados.

    10. Pensamentos maus causam doenças da mente, do corpo e do espírito. Pratique o otimismo.

    11. A natureza não é para nós, ela é uma parte de nós. Toda a natureza faz parte da  nossa família Terrenal.

    12. As crianças são as sementes do nosso futuro. Plante amor nos seus corações e ágüe com sabedoria e lições da vida. Quando forem crescidos, de-lhes espaço para que cresçam.

    13. Evite machucar os corações das pessoas. O veneno da dor causada a outros, retornará a você.

    14. Seja sincero e verdadeiro em todas as situações. A honestidade é o grande teste para a nossa herança do universo.

    15. Mantenha-se equilibrado. Seu Mental, seu Espiritual, seu Emocional, e seu Físico, todos necessitam ser fortes, puros e saudáveis.
    Trabalhe o seu Físico para fortalecer o seu Mental.
    Enriqueça o seu Espiritual para curar o seu Emocional.

    16. Tome decisões conscientes de como você será e como reagirá. Seja responsável por  suas próprias ações.

    17. Respeite a privacidade e o espaço pessoal dos outros. Não toque as propriedades pessoais de outras pessoas, especialmente objetos religiosos e sagrados. Isto é proibido.

    18. Comece sendo verdadeiro consigo mesmo. Se você não puder nutrir e ajudar a si mesmo, você não poderá nutrir e ajudar os outros.

    19. Respeite outras crenças religiosas. Não force suas crenças sobre os outros.

    20. Compartilhe sua boa fortuna com os outros. Participe com caridade.


CONSELHO INDÍGENA INTER-TRIBAL NORTE AMERICANO Deste conselho participam as tribos : Cherokee Blackfoot, Cherokee,
Lumbee Tribe, Comanche, Mohawk, Willow Cree, Plains Cree, Tuscarora,
Sicangu Lakota Sioux, Crow (Montana), Northern Cheyenne (Montana)


http://bloggdoteosofista.blogspot.com.br/2010/10/espiritualidade-e-culturas-indigenas.html

ENSINAMENTO DE ÍNDIO

FONTE DA IMAGEM: http://bloggdoteosofista.blogspot.com.br/2010/10/espiritualidade-e-culturas-indigenas.html

«Nós, os índios, conhecemos o SILÊNCIO. Não o tememos. De fato, para nós, ele é mais poderoso que as palavras.
Os nossos antepassados foram educados nas atitudes do silêncio, e transmitiram-nos esse conhecimento. Observa, escuta, e depois atua, diziam-nos. Essa é a forma de viver.

Observa os animais para ver como cuidam das suas crias. Observa os mais velhos para ver como se comportam. Observa ao homem branco para ver o que quer. Observa sempre primeiro, com coração e mente quietos, e então aprenderás. Quando tiveres observado o suficiente, então poderás atuar.

Convosco passa-se o contrário. Vocês aprendem falando. Premiam as crianças que mais falam na escola. Nas vossas festas todos tratam de falar ao mesmo tempo. No trabalho estão sempre em reuniões nas quais todos se interrompem a todos, e todos falam cinco, dez ou cem vezes. E chamam a isso “resolver um problema “. Quando estão numa sala e há silêncio, ficam nervosos.

Têm que encher o espaço com sons. Portanto falam compulsivamente, inclusive antes de saber o que vão dizer.

O homem branco gosta de discutir. Nem sequer permite que o interlocutor termine uma frase. Interrompem sempre. Para os índios isso é muito desrespeitoso e muito estúpido. Se tu começas a falar, eu não vou interromper-te. Ouvirei. Talvez deixe de te escutar se não gosto do que estás a dizer. Mas não vou interromper-te. Quando terminares, tomarei minha decisão sobre o que disseste, mas não te direi se não estiver de acordo, a menos que seja importante. 

Em caso contrário, simplesmente ficarei calado e afasto-me. Disseste-me o que eu necessitava saber. Não há mais nada a dizer. Mas isso não é suficiente para a maioria da gente branca.

Nós deveríamos pensar nas nossas palavras como se fossem sementes. Deveríamos planta-las, e depois permitir-lhes crescer em silêncio. Os nossos antepassados ensinaram-nos que a Terra sempre nos fala, mas que devemos guardar silêncio para que possamos escutá-la. Existem muitas vozes além das nossas. Muitas vozes …”

(Extractos do livro. ” Neither Wolf  nor Dog.  On Forgotten Roads] with an Indian Elder” de  Kent Nerburn. New World Library, 1994)

CONTROLE SUA PRÓPRIA VIDA

http://coiisasmiinhas.blogspot.com.br/2011/01/liberte-se.html


"Todo o juízo está com o filho", diz João no Evangelho. "Faça-se-vos conforme vossa fé", pronuncia Cristo.




A fé é uma das leis do Universo, o único segredo para controlar o ambiente, tornar o corpo saudável, belo e preencher o coração de êxtase, alegria e paz.



"...E todo o nome que Adão pôs aos animais vivos, esse é o seu verdadeiro nome" (Gênesis). Todas as coisas tornam-se aquilo que as palavras designam. Ao pronunciarmos uma palavra a alguém ou dizermos coisas negativas sobre nosso corpo ou nosso ambiente, em breve estes assumirão a forma pronunciada. 

A energia vibratória da palavra transforma até a matéria mais sólida existente. Não podemos negar a existência de algo só porque não o compreendemos intelectualmente. Para algumas tribos o rádio, a televisão, a eletricidade e outras invenções da era moderna ainda são coisas absolutamente incompreensíveis e, no entanto, existem para nós, civilizados, porque as compreendemos intelectualmente.

Quanto mais nossa mente for esclarecida, tanto mais compreenderemos certos acontecimentos que antes atribuíamos à responsabilidade de alguém, ou, mesmo, a milagres. Refine seu vocabulário e seus pensamentos mais secretos, seu corpo e seu ambiente, por conseqüência, serão refinados como reflexo da semelhança de seus próprios atos.

A natureza é compensatória e justa, portanto não subestime as leis naturais, porque você não é um ser humano isolado dos acontecimentos visíveis e invisíveis do planeta Terra. Liberte-se já de seus conceitos e preconceitos e deixe a vida fluir positivamente, pelos bons pensamentos que você pode ter.

Você pode ser feliz agora se parar de sentir-se escravo dos outros. Afaste de sua mente a crença de que o outro não o deixa ser feliz. Até quando você vai alimentar esse medo de viver com suas próprias energias? Não se deixe impressionar pelas aparências do sofrimento atual: estas são, simplesmente, reflexos de seu comportamento de vítima. 

Tudo poderá ser mudado quando você desistir de querer mudar os outros. Liberte as pessoas, liberte aquele que "fez" você sofrer, liberte o medo da solidão e das perdas e segure-se, por alguns instantes, num pensamento só seu: criar um ambiente melhor para trabalhar, pleno de harmonia, saúde e alegria, com muita gente boa para compartilhar de sua felicidade.

Isso fará com que a lei física e universal de que os semelhantes se atraem, traga até você, ou o leve até o que você pensou e desejou. Confie e tenha paciência para consigo mesmo. O tempo faz parte de seu aprendizado e, como tudo ocorre por condicionamento, discipline-se e vá mudando seu jeito de ser sempre para melhor.

Nós sempre podemos melhorar cada vez mais e com isso nos habituarmos a ser felizes. Não esqueça que seu corpo necessita de harmonia mental e ambiental para funcionar bem e eliminar substâncias ácidas e tóxicas que prejudicam o organismo. Pare de querer controlar tudo e permita que sua energia vital possa trabalhar em paz, proporcionar-lhe saúde e transformar, por conseqüência, seu corpo em linhas harmoniosas. 

Se \/ocê acha que está tudo bem em sua vida e, no entanto, seu corpo exibe gorduras localizadas em algumas regiões, isso mostra que você ainda não libertou alguém ou alguma situação de seu coração. Quando não perdoamos algo, ou alguém, e insistimos em mantê-los presos dentro de nós, são geradas em nosso corpo gordurinhas inconvenientes no abdome, nas costas, coxas, braços, nádegas, rosto e pescoço. 

Então, vamos aprender como detectar em nossos corações as mágoas e indignações que ainda não resolvemos em nossa vida, voltando nossa atenção para as partes externas e
internas do corpo.

FONTE: LIVRO: A LINGUAGEM DO CORPO 2 - PÁGINA 6
AUTORA: CRISTINA CAIRO