sábado, 23 de abril de 2011

Verdades Eternas



As Três Verdades
Há três Verdades que são absolutas e não podem ser perdidas, mas podem permanecer em silêncio por falta de quem as expresse:
A alma do homem é imortal, e o seu futuro é o futuro de algo cujo crescimento e esplendor não têm limites.

O princípio que dá vida habita em nós e fora de nós. Ele é imortal e eternamente benéfico, não é ouvido, nem visto, nem sentido pelo olfato, mas é percebido pelo homem que deseja a percepção.
 
Cada homem é o seu próprio absoluto legislador, produzindo para si glória ou trevas; é o decretador de sua vida, da sua recompensa, da sua punição.

Estas verdades, que são grandes como a própria vida, são tão simples como a mais simples das mentes humanas.  Alimenta com elas os famintos. 

Mabel Collins
Fonte: http://www.Filosofiaesoterica.com

Oráculos da Verdade


O filósofo alemão Emmanuel Kant não anda muito em moda. Sobretudo por ter adotado em suas obras uma linguagem hermética. Porém, num de seus brilhantes textos – “O que é o Iluminismo?” – sublinha um fenômeno que, na cultura televisual que hoje impera, se torna cada vez mais generalizado: as pessoas renunciam a pensar por si mesmas. 

Preferem se colocar sob proteção dos “oráculos da verdade”: a revista semanal, o telejornal, o patrão, o chefe, o pároco ou o pastor.


Esses os guardiões da verdade que, bondosamente, velam para não nos permitir incorrer em equívocos. Graças a seus alertas sabemos que as mortes de terroristas nas prisões made in USA de Bagdá e Guantánamo são apenas acidentes de percurso comparadas à morte de um preso comum, disfarçado de político, num hospital de Cuba, em decorrência de prolongada greve de fome.

Cooperação x Competição





A correlação do aquecimento global, dos desastres ambientais, das enchentes devastadores, dos furacões, da fome, da miséria e da violência, com as atitudes agressivas dos seres humanos entre si e destes para com o meio ambiente, faz parte da visão de mundo aceita por Naess, entre outros ecologistas, que concebem o mundo como uma teia de fenômenos essencialmente inter-relacionados e interdependentes. (Aveline, 1999)

A competição extremada e o comportamento destrutivo são observados apenas na espécie humana, enquato os demais seres vivem, geralmente, em estado de associação e cooperação. Esta forma de organização dos seres vivos é propícia à formação de ecossistemas que são totalidades integradas, cuja estrutura resulta da interdependência de suas partes que estabelecem vínculos de cooperação mútua onde suas relações  caracterizam-se por coexistência e interdependência. (Capra, 1990).

Capra afirma que { ...} "um organismo que pense unicamente em termos de sua própria sobrevivência, destruirá, invariavelmente, seu meio ambiente e, como estamos aprendendo por amarga experiência, acabará por destruir a si mesmo". {...} (Op.cit.)

O planeta Terra funciona como um ecossistema, então, defender um ambientalismo superficial que busca apenas o controle e a administração mais eficiente do meio ambiente natural em benefício do homem, se possível gerando muito lucro, por si só, não é o caminho apropriado para estabelecer as mudanças necessárias para a preservação da vida da espécie humana. Sua continuidade requer mudanças radicais na percepção do seu papel no ecossistema planetário.

Nesta visão da questão ambiental o homem tem toda a responsabilidade com relação ao desequilíbrio ora existente no ecossistema, uma vez que os seres humanos são os únicos conscientes e que agem de forma deliberada, por isso, possuem a possibilidade de alterar seu comportamento mudando atitudes e valores, a fim de reconquistar a consciência ecológica perdida. (Kung, H. 1993)
Autora: Josélia Oliveira

Referências bibliográficas.

AVELINE, C. C. A Vida Secreta da Natureza. 1999 Disponível em: http://pfilosofia.xpg.com.br/04_18_holismo/holismo006.htm Acesso em 02/agosto/2008.
CAPRA, F. O Ponto de Mutação. (Tradução de Álvaro Cabral) Cultrix, 1990. p.402-403.
_____________ Op. Cit. p.272-273
KÜNG, H. Projeto de Ética Mundial: Uma Moral Ecumênica em Vista da Sobrevivência Humana (Tradução Haroldo Reimer) E. Paulinas. 1992, p.52

"A natureza nos ensina o que as ciências da Terra e da vida já há muito nos estão dizendo: a lei básica do universo não é a competição, que divide e exclui, mas a cooperação, que soma e inclui. "
Leonardo Boff

Uma flor escandalosa: a bougainvillea!

http://quintaldicasa.blogspot.com.br/2012/10/bougainville-ou-primavera.html

                         A bougainvillea dá uma beleza toda especial aos pergolados.

http://www.atelierdobonsai.com.br

A sua exuberância fica muito bem utilizada como cerca viva pois tanto embeleza como protege pois embora não pareça possui muitos espinhos. Talvez tenha sido esta exuberância que fez com que também a chamassem de primavera, ninguém melhor para representar a estação das flores!




 Se desejar uma beleza selvagem, deixe-a crescer ao seu bel prazer em um canto do terreno e verá como ela vai tomando formas graciosas e as vezes estranhas.



 Que tal colocá-la  decorando a entrada da casa, dando as boas vindas a todos os visitantes?





 Até pode formar um belo bonsai ! A bougainvillea é uma planta muito forte e resistente e pra quem está começando nesta arte de criar bonsai ela é uma boa escolha.



 Agora, alguns dados mais formais a respeito desta beleza de flor pinçados da wikipedia:

Bougainvillea é um gênero botânico da família Nyctaginaceae, de espécies geralmente designadas como buganvílias. 


Nativas da América do Sul, essas angiospermas recebem vários nomes populares como "Primavera", "Três-marias", "Sempre-lustrosa", "Santa-rita", "Ceboleiro", "Roseiro", "Roseta", "Pataguinha", "Pau-de-roseira" e "Flor-de-papel".

 Espécies